Page 66 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Helder Ferreira de Mendonça e Joseph David B. Vasconcelos de Deus


          destacam que relatórios não transparentes apresentam previsões otimistas sobre
          variáveis econômicas e, em especial, sobre o balanço orçamentário. Conforme
          destacado pelo FMI (2016), a perda de confiança do mercado em governos com
          déficits subestimados ou ocultos depois da crise econômica global de 2008 ressaltou
          a importância da transparência fiscal para a estabilidade financeira e econômica.

               A visão de transparência fiscal utilizada neste estudo está relacionada à
          perspectiva de até que ponto o déficit orçamentário não pode ser escondido do
          público (ver ALT; LASSEN, 2006). Em geral, o gerenciamento da política fiscal
          depende em grande extensão das previsões orçamentárias feitas pelo governo e
          pelos previsores privados. Portanto, os erros de previsão fiscal podem ser enten-
          didos como uma medida de transparência que é importante para explicar a susten-
          tabilidade da dívida pública, pois a baixa qualidade das previsões pode representar
          possíveis fontes de déficit. Nesse contexto, uma importante questão é se as previsões
          orçamentárias são acuradas. Em particular, se as previsões são eficientes, se existe
          um viés, e quais são os principais determinantes desse viés.

               Em suma, este estudo analisa a transparência fiscal no Brasil por meio da
          qualidade das previsões orçamentárias, em particular, os fatores que determinam
          o erro de previsão fiscal. Para tanto, é feita uma análise sobre as condições de viés,
          eficiência e precisão dos dados de previsão fiscal, bem como sobre as condições de
          assimetria que capturam a tendência a subestimar ou superestimar as previsões.
          Ademais, os determinantes dos erros de previsão fiscal são analisados levando-se
          em conta as dimensões econômica, política e institucional. É importante destacar
          que este tipo de análise é viável para o caso brasileiro devido ao fato de o Banco
          Central do Brasil (BCB) disponibilizar expectativas de mercado não somente de
          variáveis fiscais, mas também de outras variáveis para diferentes horizontes predi-
          tivos que podem afetar os erros de previsão fiscal. Em suma, este estudo contribui
          para a análise sobre a transparência fiscal a partir de elementos que caracterizam
          o Pilar III do código de transparência fiscal do FMI.
               O presente estudo apresenta uma contribuição à literatura sobre transpa-
          rência fiscal por meio do erro de previsão fiscal em diferentes aspectos. Os dois
          mais importantes são:
               i.  o caso brasileiro representa um ambiente macroeconômico que combina
                   regime de câmbio flutuante, regime de metas para a inflação e a busca
                   pelo equilíbrio fiscal, o que, por sua vez, permite checar se os erros de
                   previsão fiscal (falta de transparência) seguem comportamento similar
                   àquele observado para outros países estudados na literatura; e

               ii.  a análise empírica no presente estudo supera a tradicional limitação de
                   dados para a análise dos erros de previsão em uma economia emergente
                   devido às informações disponíveis no Sistema Gerenciador de Séries
                   Temporais do BCB (SGST/BCB).


          64    Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017
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