Page 104 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Fernando Covelli Benelli


          destes com os da unidade sintética nos anos pré-tratamento for suficientemente
          longo e preciso, então também os preditores citados são automática e aproxima-
          damente pareados (BOTOSARU; FERMAN, 2017).  Espera-se, portanto, que as
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          variações temporais no FRI do país tratado sejam aproximadamente reproduzidas
          pela unidade sintética.



          3.2 Características dos Conselhos Fiscais



               Os países adotantes de CFs foram divididos em dois subgrupos: CFs fortes e
          CFs fracos, classificados de acordo com as características atribuídas à instituição,
          constantes do  Fiscal Council Dataset. Tanto modelos teóricos como avaliações
          empíricas  atestam que o desenho ideal de um CF, tendo em vista sua capacidade
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          de influência na trajetória da dívida pública, deve incluir cinco atributos essen-
          ciais, quais sejam:
               i)  Elaboração ou avaliação de previsões macroeconômicas:  previsões
                   oficiais da arrecadação fiscal são comumente utilizadas na elaboração
                   do orçamento. Com base nelas é calculado o volume total de despesas
                   para os exercícios seguintes. Sendo assim, previsões demasiadamente
                   otimistas podem ser produzidas no intuito de se escapar das restrições
                   impostas pelas regras fiscais e ampliar o espaço para mais gasto público.
                   Frankel e Schreger (2013) asseveram que a participação de instituições
                   fiscais na avaliação e/ou elaboração de previsões orçamentárias reduz o
                   viés otimista dessas estatísticas. Para Jonung e Larch (2006), previsões
                   elaboradas por uma instituição independente são menos sujeitas à influ-
                   ência política do que as produzidas pelo Ministério da Fazenda.

               ii)  Monitoramento de regras fiscais: na maioria dos casos, a implemen-
                   tação do CF ocorre em países que já possuem regras fiscais preestabe-
                   lecidas. A existência de metas numéricas para o resultado fiscal cons-
                   titui uma clara referência para os trabalhos do conselho, sugerindo a
                   complementaridade entre as duas instituições. De fato, Nerlich e Reuter
                   (2013) concluem que os impactos positivos das regras sobre o resultado
                   primário são ampliados quando elas são monitoradas por instituições in-
                   dependentes. Coletta e Infantino (2015) restringem a influência benéfica
                   do monitoramento apenas às regras com forte base legal.




          17   Além das condições constantes no rodapé anterior, outra condição necessária para o pareamento dos preditores é que
             estes sejam relevantes e seus efeitos, não colineares no tempo com de outros preditores, observados ou não observados
             (BOTOSARU; FERMAN, 2017).
          18   Ver DEBRUN; KUMAR, 2008; DEBRUN; KINDA, 2014; BEETSMA; DEBRUN, 2016.

          102   Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018
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