Page 179 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
P. 179

Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff  Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra


                  Por isso, a análise desagregada das receitas tributárias pelo quadro do
            Resultado do Tesouro Nacional (RTN) está suscetível a eventuais perturbações
            produzidas por essas reclassifi cações, principalmente na base mensal de compa-
            ração. Além  disso, essa série é  “líquida” de compensações e restituições de
            impostos, fenômeno e procedimento cujas sistemáticas não têm relação com o
            ciclo econômico e podem talvez introduzir algum nível de distorção nas estima-
            tivas. Para contornar essa problemática e testar eventuais efeitos distorcivos sobre
            a elasticidade, adotou-se neste estudo a estratégia de utilizar paralelamente a base
            de receita “bruta” divulgada pela Receita Federal, que não está afetada pelas resti-
            tuições, e excluir do agregado os parcelamentos de dívidas tributárias submetidas
            à reclassifi cação posterior, bem como os tributos, inicialmente.
                  Por simplifi cação, as séries de receita bruta e líquida do governo central serão
            referidas, respectivamente, como RB e RL. Ambas são compostas pela soma das
            receitas administradas (exclusive tributos mencionados) com a arrecadação previ-
            denciária e o salário educação, cuja base de arrecadação também é a folha de salários.
                  No nível dos governos regionais, por sua vez, foram selecionadas apenas duas
            receitas que possuem correlação mais direta e evidente com o ciclo econômico e
            são relevantes em termos de magnitude para os propósitos do estudo: a do ICMS
            (estadual) e a do ISS (municipal), ambas trimestralizadas para o período de janeiro
            de 1997 a março de 2017, a exemplo das receitas federais. 18



             taBela 5 – receitas dos Governos reGionais sUBmetidas ao ajUste cíclico (% piB)






            Fonte: Elaboração dos autores.


                  O passo seguinte, anterior ao cálculo das elasticidades, foi promover o que
            denominamos  de  taxcorrection,  ou  seja,  a  harmonização das  séries  de  receita,
            supondo que a legislação tributária fosse a mesma ao longo de todo o período,
            sem mudanças de alíquotas e bases de cálculo, nem desonerações. Tal procedi-
            mento de ajuste não é nada trivial, dada a difi culdade de captar todas as mudanças
            na legislação tributária e simular quais seriam (ou teriam sido) seus impactos
            sobre a arrecadação.
                  Por isso, adotou-se uma estratégia parcimoniosa, restringindo a correção das
            séries apenas aos grandes eventos de mudança tributária cujos efeitos seriam mais
            facilmente estimados, sem risco de erros signifi cativos. Como o período analisado

            18   Séries originais obtidas da SPE (2017) e da STN (2017b).

                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 177
   174   175   176   177   178   179   180   181   182   183   184