Page 219 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Resumo




                  A solvência da previdência social representa o mais importante debate
            econômico na atualidade e a questão se torna ainda mais grave por conta do
            envelhecimento populacional. O Ministério da Fazenda (2017) estima uma forte
            elevação do déficit previdenciário, que deverá saltar dos cerca de 5% do PIB (todos
            os regimes previdenciários) em 2016 para 11,1% do PIB (apenas RGPS) em 2060.
            Essa despesa, na impossibilidade de aumentar a já elevada carga tributária, invia-
            bilizaria boa parte das atribuições mais fundamentais do governo, como educação,
            saúde e segurança.

                  Com esse pano de fundo, foi apresentada a Proposta de Emenda Constitu-
            cional (PEC) n  287/2016, que contempla a fixação de idade mínima para aposen-
                           o
            tadoria, regras de transição e novo cálculo do valor do benefício. O Ministério da
            Fazenda (2017) estima que tais medidas sejam suficientes para controlar o déficit
            previdenciário pelo menos até 2060.
                  Este trabalho analisou a reforma da previdência proposta pela PEC n
                                                                                           o
            287/2016. Com base em um modelo de gerações sobrepostas (OLG), foram
            simulados três cenários: (i) sem reforma; (ii) com a reforma da PEC n° 287/2016;
            e (iii) com uma reforma que elimine o déficit previdenciário no longo prazo, o
            que implica aumentar a idade mínima para 72 anos. As simulações consideraram
            todos os regimes previdenciários e não apenas o RGPS.
                  Os resultados apontam que sem a reforma o déficit previdenciário pode
            chegar a 25% do PIB, inviabilizando completamente as ações do governo federal,
            cuja arrecadação será inferior ao tamanho do déficit. Dessa forma, não reformar a
            previdência social não é uma opção factível.

                  A reforma proposta pela PEC n° 287/2016 oferece uma alternativa viável,
            mas que não representa uma solução duradoura para o problema fiscal. Nas
            simulações, o déficit previdenciário irá quase triplicar no longo prazo, saindo dos
            atuais 5% do PIB para 13,3% do PIB. Assim, a PEC n  287/2016 representa uma
                                                                 o
            solução de curto prazo, que irá necessitar, portanto, de novas reformas no futuro.

                  Já a elevação da idade mínima para 72 anos é capaz de eliminar completa-
            mente o déficit previdenciário no longo prazo. Com uma transição longa que se
            arrastaria até 2054, tal reforma representa uma alternativa bastante dura para a
            solução da questão previdenciária, inobstante os resultados positivos na economia.

                  As dificuldades para a aprovação das reformas aparecem nas variações de
            bem-estar. A PEC n  287/2016 já reduz o bem-estar de todas as gerações, porém a
                                o
            elevação da idade mínima para 72 anos implica perdas muito superiores.
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