Page 113 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
P. 113

Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Fernando Covelli Benelli


            que conselhos críveis, ao reduzir a opacidade orçamentária, também reduzem
            os incentivos eleitorais ao viés deficitário da política fiscal. Contudo, em nossas
            estimações, mesmo os coeficientes de leads superiores a três anos não exibiram
            significância estatística. No intuito de melhor capturar esse “efeito maturidade”,
            uma segunda rodada de estimações foi realizada assumindo como o primeiro
            ano de atuação do conselho somente o terceiro após sua implementação. Uma
            vantagem adicional desse teste consiste em alongar o período de pré-tratamento,
            conferindo um ajuste mais consistente (BOTOSARU; FERMAN, 2017). Ainda
            assim, os coeficientes mantiveram sua não significância estatística, como pode ser
            visto nas tabelas 5A e 6A do apêndice.
                  Individualmente, os países não exibiram resultados diferentes. Com exceção da
            Alemanha e da França, todos os leads de impacto apresentaram ausência de signifi-
            cância. A esses dois países foi empregado um teste de falsificação adicional (ABADIE;
            DIAMOND; HAINMUELLER, 2015), que pode ser consultado na tabela 5.


                     tabela 5 – teSteS de FalSiFicação para alemanha e França com

                   implementação do conSelho FiScal com doiS anoS de antecedência

             Variável dependente: SB    (-1)  (-2)   (1)    (2)    (3)    (4)    (5)   (6)
                                       2.55**  3.74**  0.86**  1.84**  2.26**  2.40**  2.88**  2.62**
             Alemanha
                                       (0.04)  (0.03)  (0.05)  (0.05)  (0.03)  (0.03)  (0.03)  (0.03)
                                       0.32   0.68   1.77   2.71   3.36  3.93   4.10   3.98
             França
                                       (0.47)  (0.42)  (0.13)  (0.05)  (0.03)  (0.05)  (0.03)  (0.08)
            Fonte: Elaboração do autor.
            Notas: i) ao todo, 38 países compõem o grupo de controle ou donor pool; ii) inferência bicaudal realizada com base na
            distribuição dos efeitos placebo; iii) distribuição construída a partir da combinação aleatória de mil outros grupos de igual
            tamanho ao do grupo tratado extraídos dos países de controle, sem reposição; iv) p-valor padronizado pela RMSPE; v)
            efeito estimado por ano de pós-tratamento; vi) ** indica nível de significância de 5%.


                  O ano de implementação do conselho é artificialmente retroagido dois anos,
            e uma nova estimação de controle sintético é efetuada. Nessa nova especificação,
            a Alemanha continua a apresentar coeficientes positivos e significativos mesmo
            para os anos anteriores à adoção do conselho (área hachurada da tabela). Essa
            evidência levanta a suspeita de existência de variáveis omitidas que não foram
            devidamente capturadas pelo modelo e cuja atuação na trajetória do resultado
            estrutural se iniciou antes mesmo da reforma institucional. Daí não podermos ter
            certeza de que o conselho alemão foi o responsável preponderante pelos efeitos
            positivos e significativos apontados. No caso francês, os coeficientes pré-inter-
            venção foram os únicos a não apresentar qualquer nível de significância estatística,
            reforçando a evidência de maior austeridade na condução da política fiscal com a
            instauração do conselho.

                                             Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 111
   108   109   110   111   112   113   114   115   116   117   118