Page 114 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Fernando Covelli Benelli
Abadie, Diamond e Hainmueller (2010) apresentam ainda mais uma alter-
nativa de avaliação dos impactos do tratamento. Com base na razão pós/pré-tra-
tamento da Raiz do Erro Quadrático Médio de Previsão (RMSPE), construímos
uma distribuição contendo a unidade tratada e todos os 38 placebos para, a partir
daí, realizarmos o teste de hipótese. A vantagem desse teste é permitir o exame
conjunto de todos os anos de atuação do conselho para cada país. Uma razão
de grande magnitude do tratado em relação aos placebos constitui evidência de
efetividade da instituição, o que pode ocorrer mesmo na ausência de significância
do efeito anual. Numa escala de 0 a 1, o eixo horizontal da tabela 6 representa o
p-valor do teste. Os resultados confirmam os testes anteriores: com exceção da
França e da Alemanha, nenhum dos países alcançou p-valores inferiores a 10%.
Cabe ressaltar que a suspeita de não controle da endogeneidade continua a recair
sobre a Alemanha.
gráFico 1 – reSultado do teSte da razão póS-rmSpe/pré-rmSpe para oS paíSeS
adotanteS de cF – Subgrupo cFS ForteS (p-valor no eixo horizontal)
Fonte: Elaboração do autor.
Notas: i) ao todo, 38 países compõem o grupo de controle ou donor pool; ii) inferência bicaudal realizada com base na
distribuição dos efeitos placebo.
Passemos agora à análise dos impactos fiscais do grupo de conselhos institu-
cionalmente fracos, cujos resultados são exibidos nas tabelas 7 e 8. Também nesse
grupo não observamos qualquer evidência de efetividade dos conselhos, seja no
âmbito individual, seja no conjunto. O mesmo pode ser dito com relação ao teste
pós/pré-implementação do CF pela RMSPE.
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