Page 205 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff  Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra


            de 1,5% do PIB potencial. A redução da despesa em três pontos porcentuais do
            PIB prevista pela regra do teto, que recolocaria o resultado primário no patamar
            mínimo necessário para estabilizar a dívida com a taxa de juros hipoteticamente
            em 7%, só deve ser viabilizada, no melhor das hipóteses, em dez anos. E até lá a
            dívida já estará em um patamar que possivelmente requererá um esforço adicional.

                  Essas simulações podem se alterar, entretanto, se a economia voltar a crescer
            a taxas mais elevadas do que as utilizadas nos cenários, mas atualmente a cautela
            recomenda que se parta de premissas menos otimistas, inclusive para a trajetória
            do gasto público e inclusive em caso de sucesso de algumas reformas, como a da
            previdência, que tendem a estabilizar, mas não reduzir a despesa com benefícios
            de aposentadoria e pensão do setor privado.



              taBela 17 – cenários de sUperávit primário reqUerido para estaBilizar a dívida









            Fonte: Elaboração dos autores.
            Notas: considerou-se, para os cálculos, ∆y = 2% a.a.


                                  6 Considerações fi nais




                  O resultado estrutural ajustado ao ciclo é um importante instrumento de
            monitoramento da política fi scal e se consolidou na última década como âncora
            do regime fi scal de inúmeros países, mas sua aplicação prática tem sido colocada à
            prova nos últimos anos por um conjunto de questionamentos e fragilidades envol-
            vidas na estimação de variáveis-chave para seu cálculo, como o produto potencial
            e as elasticidades receita-PIB.
                  No presente estudo, seguimos as recomendações mais recentes da literatura
            empírica para aperfeiçoar as estimativas de resultado estrutural ajustado ao ciclo
            e utilizar indicadores alternativos (e referenciais mais estáveis) para mensurar o
            chamado “impulso” da política fi scal ou esforço fi scal.

                  No capítulo relativo às estimativas de PIB potencial, mostramos que o uso
            da técnica de fi ltro puramente estatístico tem se mostrado inapropriado para
            estimativas em tempo real, como as necessárias para o monitoramento da política
            fi scal,  além  de  oferecer  resultados  pouco  intuitivos  à  luz  da  teoria  econômica.



                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 203
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