Page 200 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff  Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra


          taBela 13 – eventos não recorrentes exclUídos do resUltado estrUtUral (% piB)








          Fonte: Elaboração dos autores.


          5.3 O resultado estrutural das administrações públicas e outros indicadores



               O  resultado  primário  estrutural  dos  três  níveis  de  governo  pode  ser
          computado pela combinação dos valores constantes nas tabelas 10, 11, 12 e 13, ou
          seja, subtraindo do resultado primário “acima da linha” os componentes cíclicos e
          não recorrentes. A tabela 14 apresenta o resultado dessa consolidação, mostrando
          que o défi cit estrutural é da ordem de 1,4%-1,5% do PIB potencial, dependendo da
          abordagem “acima” ou “abaixo da linha”. Comparando com 2008, a deterioração
          fi scal em termos estruturais chega a quase 4,8 pontos porcentuais do PIB potencial.



                  taBela 14 – resUltado estrUtUral e indicadores fiscais (% piB)




























          Fonte: Elaboração dos autores.


               Para diferenciar a variação do resultado estrutural do efetivo impulso
          fi scal discricionário em cada período, apuramos a variação da despesa ancorada
          no crescimento médio do PIB potencial (conforme metodologia da Comissão


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