Page 200 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra
taBela 13 – eventos não recorrentes exclUídos do resUltado estrUtUral (% piB)
Fonte: Elaboração dos autores.
5.3 O resultado estrutural das administrações públicas e outros indicadores
O resultado primário estrutural dos três níveis de governo pode ser
computado pela combinação dos valores constantes nas tabelas 10, 11, 12 e 13, ou
seja, subtraindo do resultado primário “acima da linha” os componentes cíclicos e
não recorrentes. A tabela 14 apresenta o resultado dessa consolidação, mostrando
que o défi cit estrutural é da ordem de 1,4%-1,5% do PIB potencial, dependendo da
abordagem “acima” ou “abaixo da linha”. Comparando com 2008, a deterioração
fi scal em termos estruturais chega a quase 4,8 pontos porcentuais do PIB potencial.
taBela 14 – resUltado estrUtUral e indicadores fiscais (% piB)
Fonte: Elaboração dos autores.
Para diferenciar a variação do resultado estrutural do efetivo impulso
fi scal discricionário em cada período, apuramos a variação da despesa ancorada
no crescimento médio do PIB potencial (conforme metodologia da Comissão
198 Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017