Page 203 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff  Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra


                        taBela 16 – medidas de impUlso oU esforço fiscal (% piB)

















            Fonte: Elaboração dos autores.

            5.4 Implicações dos resultados para a política fi scal



                  As estimativas realizadas para o cálculo do resultado estrutural revelam
            que existem dois problemas conjugados que afetam a posição fi scal de médio
            prazo da administração pública e devem ser considerados nas projeções futuras
            relacionadas à sustentabilidade da dívida pública. Por um lado, verifi cou-se que
            a receita tributária e de royalties encontra-se deprimida em cerca de 2,2% do PIB
            por fatores cíclicos. Por outro lado, a quebra estrutural da tendência do próprio
            PIB potencial também teve impacto negativo sobre a capacidade de arrecadação
            e pode constituir um fator ainda mais grave para a recuperação estrutural dos
            resultados fi scais.
                  Uma forma de quantifi car a perda decorrente dessa quebra estrutural é, como
            fazem D’Auria et al. (2010) na Comissão Europeia, comparar o PIB potencial atual
            com o PIB potencial que prevaleceria caso este se mantivesse crescendo, entre o
            segundo trimestre de 2014 e 2017, à taxa média histórica (dez anos) preexistente,
            que era de 3,4% ao ano. A diferença entre o PIB potencial efetivo e o projetado
            chegou no primeiro trimestre de 2017 a 9,9%, o que – dadas as elasticidades de
            receita tributária consideradas – implica uma perda de arrecadação potencial da
            ordem de 2,7% do PIB (ver gráfi co 10). 35
                  Isso signifi ca que, mesmo que a economia retome uma trajetória de cresci-
            mento moderado nos próximos anos e o hiato do produto seja zerado, recupe-
            rando parcial ou integralmente a perda cíclica de arrecadação, ainda assim restará
            uma perda estrutural signifi cativa que limitará a possibilidade de os resultados
            fi scais voltarem ao patamar em que estavam antes da crise econômica recente.


            35   Esse resultado é comparável ao somatório das contribuições negativas do resíduo econômico estrutural para a
                deterioração do balanço estrutural apresentado na penúltima linha da tabela 14. Ali, é apresentado, a cada ano, quanto
                do aumento do défi cit decorre da desaceleração do PIB potencial.
                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 201
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