Page 91 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Helder Ferreira de Mendonça e Joseph David B. Vasconcelos de Deus


            taBela 4 – estimativa do erro de previsão do Balanço orçamentário do Governo
                                          (fatores econômicos)

                                    Regressores      GMM1       GMM2
                                                        -1.583    -1.708
                                     Constante
                                                       (0.709)     (1.150)
                                                      0.810***    0.748***
                                                       (0.059)     (0.108)

                                                        0.035*     0.056*
                                                       (0.019)     (0.032)
                                                      0.007***    0.009**
                                      GAP
                                          t-1
                                                       (0.002)    (0.004)
                                                        0.010      0.008
                                      DEBT
                                          t-1
                                                       (0.007)    (0.010)
                                 Adj R²                 0.833      0.820
                                 Obs                     123        123
                                 J-Estatística          4.828      5.282
                                 Prob J-Estatística     0.939      0.948

                                 Instrumentos              16        17
            Fonte: Elaboração dos autores.
            Nota: Níveis de significância marginal: (***) denota 0.01, (**) denota 0.05, e (*) denota 0.10. GMM1 – estimação GMM
            em 1 estágio – Erros-padrão robustos (Newey-West) estão entre parênteses. GMM2 – estimação GMM em 2 estágios
            – Erros-padrão robustos (Windmeijer) estão entre parênteses. Prob J-Estatística reporta o respectivo p-valor do teste J.


                  Dentre  os  fatores  políticos  que  induzem  a  erros  de  previsão  do  balanço
            orçamentário do governo, ciclos eleitorais são tradicionalmente considerados
            na literatura.  Como apontado por Rogoff (1990), é comum que em períodos
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            próximos a eleições exista um crescimento nas despesas públicas como tentativa
            de influenciar a escolha de seu sucessor. Nesse contexto, o modelo incorpora duas
            possibilidades para avaliar o efeito dos ciclos eleitorais:

                  i.  uma variável dummy (ELE) igual a 1 para anos em que há eleições para
                      governadores de estado, presidente da República, e 0 para os demais anos;
                  ii.  de acordo com De Castro, Pérez e Rodríguez-Vives (2013), Franzese (2000,
                      2002) e Mink e De Haan (2005), uma transformação das variáveis originais
                      para medir a proximidade das eleições pode ser computada como uma
                      variável contínua. Para o caso quando a eleição ocorrerá no ano corrente
                      “t”, o indicador (ELEC) em “t” é o resultado de: ELEC = [(M-1)+d /D/12],



            29   Ver Strauch, Hallerberg e Von Hagen (2004), Jonung e Larch (2006), Brück e Stephan (2006), Pina e Venes (2011).
                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 89
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