Page 259 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Carlos Eduardo de Freitas e Nelson Leitão Paes


            demográfica, a variação em relação a esse cenário da despesa previdenciária PEC
            n  287/2016 decresce e cresce de forma oscilante até o período 10, quando termina
              o
            a regra de transição, em torno de -5,19%, enquanto a IDM72 continua seu processo
            dentro da regra de transição, atingindo no período 29 em média -46,01%. Após
            alguns ajustes, as trajetórias seguem para o novo estado estacionário de 86,95% e
            -29,87% para a PEC n  287/2016 e IDM72, respectivamente.
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                  A arrecadação previdenciária também tem ganhos maiores para ambas as
            políticas de reforma. Para a PEC n  287/2016, a variação da receita previdenciária
                                              o
            em relação ao cenário de referência atinge seu máximo no período 29 na ordem
            de 23,36% contra 26,053% da IDM72 no período 35. Em seguida, para ambas as
            políticas, as trajetórias têm uma leve queda e atingem o novo estado estacionário
            em média 13,13% para a PEC n  287/2016 e 19,62% para IDM72.
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                  Ao reduzir as variações de estado estacionário em relação ao cenário-base
            da arrecadação e despesa previdenciária, fica evidente o resultado previdenciário,
            para o período que se estende até 10, de 18,02% para a PEC n  287/2016. Já a
                                                                            o
            IDM72 continua esse processo até o período 29 de 71,65%. Após o período de
            transição da reforma, ambas as políticas iniciam o processo de queda no resultado
            previdenciário. Porém, para a IDM72, o saldo ficou positivo, em torno de 49,50%,
            enquanto a PEC n  287/2016 teve resultado negativo de 73,81%.
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                  Quanto à despesa previdenciária nominal em proporção ao PIB, considerando
            que a cada ano acontece o aumento da idade mínima para a aposentadoria, para
            a política da PEC n  287/2016 ocorre uma queda da despesa previdenciária até o
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            período 10, de 10,94%, mas em seguida a despesa volta a crescer e atinge o novo
            estado estacionário por volta do período 70, em média 21,70%. Porém, com a
            extensão da idade para 72 anos, a cada dois anos da IDM72, ocorre uma queda
            continuada da despesa previdenciária, chegando a 6,63% ao final da transição. A
            partir desse ponto, a despesa tem um leve aumento e atinge, após o período 60,
            um valor médio de 8,51% do PIB.
                  A arrecadação nominal da previdência social em proporção ao PIB, para
            ambas as políticas previdenciárias, tem comportamento similar. Aumentos
            crescentes proximamente ao período 30 (PEC n  287/2016: 9,00%; IDM72: 9,75%),
                                                          o
            acomodação entre o período 30 e 60, e novo valor para o estado estacionário final de,
            em média, 8,31% e 9,92% do PIB para PEC n  287/2016 e IDM72, respectivamente.
                                                       o
                  Com isso, ambas as propostas de reforma conseguiram reduzir o déficit
            no caso da PEC n  287/2016 e eliminá-lo no caso da IDM72. Para a primeira
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            simulação, o déficit sai de 3,77% para 2,70% do PIB, no período 10. Em seguida,
            esse déficit aumenta, atinge seu novo estado estacionário no período 60, em média
            13,37% do PIB. Já para a IDM72, o déficit é eliminado a partir do período 21
            (0,83%) e, a partir desse ponto, há um superávit considerável, chegando a 3,17%
            do PIB no período 29. Em seguida, acontecem alguns ajustes, e o novo estado


                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 257
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