Page 221 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Cristina Yue Yamanari



                                                  CRAs (1)      CRAs (2)      CRAs (3)
                 Endividamento                      -0,0168***    -0,0148***    -0,0200***
                 Acessibilidade da dívida           -0,0463***    -0,0524***    -0,0567***
                 Investimento direto estrangeiro    0,0377***       0,0091        0,0106
                 Reservas internacionais            0,0171***      0,0121**       0,0204*
                 N                                      907           907           907
                 R-sq                                  0,915
                 adj. R-sq                             0,914
                 AIC                                3202,9317           .       4330,2226
                 BIC                                3265,4635           .       4681,3630
                Notas: * p < 0.10, ** p < 0.05, *** p < 0.01
                     (1) Reg, year < 2015, robust
                     (2) xtreg, year < 2015, vce (robust)
                     (3) xtprobit, year < 2015, vce (robust)
                Fonte: Elaboração dos autores.

                  Adicionalmente,  o  modelo  foi  aplicado  em  metodologias  de  dados  em
            painel. Os resultados obtidos são consistentes com o original.



                                  6 Considerações finais





                  A metodologia utilizada pelas agências de classificação de risco, como
            verificado neste estudo, não só mudou com o decorrer dos anos e após crises inter-
            nacionais, como ficou mais complexa, passando a atribuir pesos diferentes a fatores
            fiscais e externos. Cantor e Packer (1996), em um dos artigos mais relevantes na
            literatura sobre determinantes do rating soberano, concluíram, à época, que seis
            variáveis explicavam 90% dos ratings soberanos da S&P e da Moody’s. Em 2016,
            conforme já mencionado, esses cinco itens responderam aproximadamente por
            apenas 72% dos ratings.

                  A partir da informação presente nas notas metodológicas das agências e,
            utilizando-se modelo econométrico adotado pela Fitch, constatou-se que doze
            variáveis são relevantes na determinação do rating soberano para as três CRAs,
            respeitando-se a distribuição nos quatro pilares em comum que utilizam: insti-
            tucional, econômico, fiscal e externo. Diferentemente dos artigos existentes sobre
            o tema, todas as variáveis são usadas por ao menos duas CRAs, e o período da
            análise – quinze anos – procurou também refletir a abordagem through-the-cycle
            que adotam.
                        4

            4    Confirmado pelos modelos em painel e pseudopainel.

                                             Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 219
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