Page 218 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Cristina Yue Yamanari



















          Fonte: Elaboração dos autores.          Fonte: Elaboração dos autores.
               gráFico 3 – diFerençaS entre       gráFico 4 – diFerençaS entre a média
               ratings atribuídoS pela S&p e         de ratings daS craS e o modelo
                   preditoS pelo modelo


               O alto percentual de acerto do modelo nas notas emitidas pelas três agências
          sugere a sua aderência às metodologias efetivamente adotadas pelas  CRAs,
          inclusive no modelo que unifica a média das três notas.



          5.2 Extensão do modelo-base



               Utilizando-se as variáveis explicativas listadas anteriormente como  controle,
          foram identificados outros regressores que auxiliam na análise dos ratings e melhoram
          o desempenho das variáveis que resultaram não significativas anteriormente.

               Apesar de não explicitados pelas agências nas notas metodológicas, eles
          podem ajudar a refletir outras variáveis não observáveis ou características quali-
          tativas, discutidas e consideradas pelos comitês de avaliação das CRAs. São eles:
          crise financeira internacional, abertura financeira (ka_open)  e classificação de
                                                                      2
          país industrializado (dummy). O modelo geral pode ser reescrito da forma abaixo:


                                                                                      (6)

          em que        representa uma dummy para os anos de epicentro da crise finan-
          ceira  internacional  do  subprime  (2008-2009);    ,  uma  dummy  que  indica
          medida de abertura financeira do soberano; e  , uma dummy que indica se o
          país é industrializado, conforme critério tradicional do FMI. 3



          2     Índice criado por Chinn e Ito (2006), conforme restrições a transações financeiras reportadas no Annual Report on
             Exchange Arrangements and Exchange Restrictions (AREAER).
          3     Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Reino Unido, Grécia,
             Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Suécia e Estados Unidos.

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