Page 178 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff  Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra


                     taBela 4 – receitas primárias do Governo central (% piB)




























          Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (2017).


               Portanto, esses  tributos e  receitas patrimoniais  foram excluídos  da  base
          submetida ao cálculo de elasticidade, seguindo o exemplo de outros estudos já
          referidos. Vale ressaltar que a CPMF, embora apresentasse correlação signifi cativa
          com o PIB, também foi excluída porque foi extinta ao fi nal de 2007 e porque,
          durante o período de sua vigência, apresentou evolução bastante linear (sendo
          possível assumir, nesse caso, elasticidade unitária por defi nição).

               Desse modo, o cálculo das elasticidades para o governo central se restringiu
          ao agregado das seguintes receitas identifi cadas na tabela 4: I.1.1. Imposto de
          Importação; I.1.2.  Imposto sobre  Produtos Industrializados;  I.1.3.  Imposto de
          Renda; I.1.5. Cofi ns; I.1.6. PIS/Pasep; I.1.7. CSLL; I.1.10. Outras; I.3. Arrecadação
          previdenciária; e I.4.6. Contribuição do salário educação.
               Observe-se que o subgrupo I.1.10., de outras receitas administradas pela
          Receita Federal, é constituído principalmente da arrecadação proveniente dos
          programas de parcelamento de dívidas tributárias (denominados genericamente
          Refi s). Em alguns casos, os pagamentos de Refi s são lançados diretamente na
          rubrica do imposto correspondente, mas na maior parte dos casos ingressam
          nessa conta genérica de “outras receitas” e, posteriormente, são reclassifi cados
          por estimativa para a rubrica específi ca do tributo, numa operação equivalente
          de “débito” e “crédito”. Isso ocorre especialmente com a chamada série de receita
          líquida utilizada atualmente pelo Tesouro Nacional para consolidar o resultado
          fi scal do governo central.


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