Page 181 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
P. 181

Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff  Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra


                  No caso das desonerações, que também devem ser consideradas no  tax
            correction, a própria Receita Federal disponibiliza séries detalhando o impacto
            das principais medidas adotadas desde 2007, identifi cando a medida específi ca
            (ou  regime  tributário  especial  criado),  a  legislação  de  referência,  os  tributos
            envolvidos e o prazo de vigência. Ao todo, mais de 380 medidas foram analisadas
            individualmente, das quais metade foi considerada de alguma forma no ajuste da
            base (sendo muitas meras prorrogações de prazo de medidas anteriores).

                  No caso da desoneração da folha de pagamento, instituída a partir de 2011,
            foram consideradas as estimativas mensais também feitas pela Receita Federal, que
            – por sinal, importante frisar – são diferentes dos valores contábeis de compen-
            sação do Tesouro ao Regime Geral de Previdência Social (incluídos no RTN nas
            receitas e despesas).  O gráfi co 5 sintetiza o valor global das desonerações por
                                19
            ano, a partir de 2007, e mostra seu relevante impacto sobre a arrecadação, mesmo
            numa abordagem parcimoniosa como a adotada neste estudo.


                             Gráfico 5 – desonerações triBUtárias (% piB)

















            Fonte: Elaboração dos autores.

                  No caso dos governos regionais, não se procedeu a nenhum ajuste de tax
            correction pela indisponibilidade de informações sufi cientes e confi áveis para
            tal procedimento, uma vez que cada unidade da federação tem autonomia para
            defi nir suas alíquotas e porque a carga tributária efetiva ainda é infl uenciada por
            mudanças na base de cálculo e mecanismos de crédito presumido.
                  De toda forma, a evolução do ICMS (vide tabela 5) também revela duas
            fases – de aumento e redução da carga tributária – entre 1997 e 2016, mas não é
            possível concluir se tal comportamento tem relação com medidas legais ou se
            refl ete mudanças de composição, principalmente por infl uência das três principais
            fontes de arrecadação desse tributo – o setor de combustíveis, a energia elétrica e as
            comunicações, que concentram mais de 40% do bolo arrecadado (CONFAZ, 2017).

            19   A arrecadação previdenciária utilizada neste estudo não inclui o valor contábil dessas compensações e considera as
                estimativas de renúncia efetiva no taxcorrection.
                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 179
   176   177   178   179   180   181   182   183   184   185   186