Page 193 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
P. 193

Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra


            há indícios de que as elasticidades de curto prazo sejam diferentes entre recessão
            e expansão, mas entre tempos normais e extremos (de maior volatilidade).
                  Além disso, confirma-se a importância do procedimento de taxcorrection
            para se ter a correta elasticidade a utilizar em procedimentos de ajuste cíclico.



                                5 Resultado estrutural:

                          novas estimativas e implicações





                  O resultado fiscal estrutural é um indicador de monitoramento da política
            fiscal que foi desenvolvido no final dos anos 1990 a partir do conceito largamente
            difundido de balanço ajustado ao ciclo econômico, admitindo alguns aperfeiçoa-
            mentos na metodologia: a incorporação de outros fatores cíclicos no ajuste, como
            o preço de commodities para países cujas receitas são dependentes de recursos
            minerais,  e a exclusão de eventos não recorrentes ou extraordinários (ou one-off
                     28
            measures, como é tratado na literatura internacional). 29
                  Desse modo, partindo da equação (1) anteriormente definida para obter o
            resultado ajustado ao ciclo, seria ainda preciso expurgar o efeito de eventos não
            recorrentes e eventualmente introduzir um ajuste para outros fatores que podem
            distorcer a percepção sobre a verdadeira posição fiscal do governo, como uma
            queda/aumento acentuada(o) de receitas de royalties em função da volatilidade do
            preço do petróleo, por exemplo.

                  No caso brasileiro, Schettini et al. (2011), Oreng (2012) e Figueiredo, Lemos
            e  Mello  (2017)  utilizam  essa  abordagem  mais  ampla  para  estimar  o  balanço
            estrutural e assim será feito neste capítulo.  Outra característica comum desses
                                                       30
            estudos, que será replicada aqui, é desconsiderar os eventuais efeitos cíclicos sobre
            as despesas de seguro-desemprego. Desse modo, a equação (1) pode ser reescrita
            da seguinte forma para o cálculo do resultado estrutural:


                                                                                      (1.A)


            onde o sobrescrito e “oil” se referem às receitas petrolíferas, “ñ-aj” às receitas não
            ajustáveis e “ñ-rec” às receitas não recorrentes.


            28   Vide o caso do Chile, pioneiro em 2001 nesse tipo de metodologia (MARCEL et al., 2001).
            29   Ver Bornhorst et al. (2011) e Joumard et al. (2008).
            30   A diferença é que, ao invés de ajustar as receitas petrolíferas ao preço do petróleo tendencial obtido por filtro estatístico,
                que é excessivamente volátil, será utilizada a média de longo prazo do preço do petróleo (convertida para reais e
                deflacionada) em um modelo determinístico, que se baseia diretamente na fórmula de cálculo dos royalties.

                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 191
   188   189   190   191   192   193   194   195   196   197   198