Page 194 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Sérgio Wulff  Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico N. Dutra


               Basicamente, a aplicação da metodologia requer os seguintes passos que
          serão seguidos e apresentados na próxima seção:
               1.  Estimar o componente cíclico das receitas tributárias (ΦT ) por meio das
                                                                          i
                   elasticidades estimadas no capítulo 3 e do hiato do produto estimado no
                   capítulo 2.
               2.  Estimar o componente cíclico dos royalties e participação especial do
                   petróleo (Φ ) a partir de um modelo determinístico (ou seja, um
                               Toil
                   modelo que considera a relação direta entre as receitas e o preço do
                   petróleo).
               3.  Computar as receitas não recorrentes dos governos central e regional.

               Assim sendo, o resultado primário estrutural pode ser redefi nido a partir das
          seguintes adições e exclusões sobre o resultado fi scal convencional (RP = T – G):

                                                                                   (1.B)
               O ponto de partida para os cálculos foi o resultado primário “acima da linha”
          dos três níveis de governo, estimado a partir das estatísticas publicadas regular-
          mente pelo Tesouro Nacional, o que permite decompor o balanço entre receitas
          e despesas. Ademais, no caso do governo central, foram somadas às despesas os
          subsídios implícitos nas operações de empréstimo do Tesouro ao BNDES e consi-
          derado o efeito das chamadas “pedaladas fi scais” (atrasos de repasses a bancos e
          fundos públicos), conforme explicitado nos relatórios do Banco Central. Dessa
          forma, mesmo antes do ajustamento ao ciclo, buscou-se reconstituir um indicador
          de resultado primário que retratasse de modo mais fi el a verdadeira situação fi scal
          da administração pública.

               O resultado pré-ajuste cíclico, na versão “acima” e “abaixo da linha” (estimado
          pelo BC pela variação do endividamento), está apresentado na tabela 10 para o
          período de 2002 a 2016, bem como a discrepância entre as duas metodologias.


                 taBela 10 – resUltado primário da administração pÚBlica (% piB)



















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