Page 248 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Carlos Eduardo de Freitas e Nelson Leitão Paes


               Por fim, calculamos no modelo a alíquota do imposto sobre o consumo.
          Essa alíquota é encontrada pela relação da arrecadação sobre o consumo: IPI,
          ICMS, ISS, Imposto sobre o Com. Exterior, Cofins, PIS e Pasep e a proporção do
          consumo das famílias em relação ao produto nacional (C/Y = 60,18%).


                                                                                   (5.7)


               A tabela 7 resume os valores encontrados das alíquotas tributárias.



                                 tabela 7 – alíquotas tributárias
                                           Descrição                    Valor
                      τ     Alíquota do imposto sobre a renda do capital  14,31%
                      k
                      τ     Alíquota do imposto sobre a renda do trabalho  10,66%
                       l
                      τ     Alíquota do imposto sobre a previdência social  11,56%
                      s
                      τ     Alíquota do imposto sobre o consumo         25,39%
                      c
          Fonte: Elaboração dos autores.

                                      6 Resultados




               De posse do modelo teórico descrito no capítulo 4, da solução encontrada a
          partir do modelo dinâmico de equilíbrio geral (DGE) na seção 4.7 e da calibragem
          do modelo com os dados da economia real (capítulo 5), podemos avançar em uma
          nova etapa, que será a simulação de políticas previdenciárias. Assim, faremos três
          simulações, já considerando o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e a
          transição demográfica: (i) sem política previdenciária (SPPrev); (ii) aumento da
          idade mínima para aposentadoria para 63 anos (PEC n  287/2016); e (iii) aumento
                                                              o
          da idade mínima de aposentadoria para 72 anos (IDM72).
               Em todas as simulações foram incluídas a mudança demográfica como
          estimada pelo IBGE (2013) com a projeção da população por idade até 2060.
          Assume-se que a partir de 2060 a distribuição da população permaneça constante.
               Na simulação sem reforma previdenciária (SPPrev), supõe-se que a idade de
          aposentadoria permanecerá na situação atual, ou seja, 58 anos.

               A simulação da PEC n  287/2016 considera uma idade mínima de
                                         o
          aposentadoria de 63 anos equivalente à proposta de 65 anos para homem e 62
          anos para mulher. A regra de transição que prevê que a idade mínima aumente 1
          ano a cada dois anos a partir de 2020 – ver tabela 3 – também foi incorporada à
          simulação.

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