Page 250 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
P. 250

Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Carlos Eduardo de Freitas e Nelson Leitão Paes


               Sem nenhuma política previdenciária, a despesa com a previdência social
          chega a uma variação em relação ao estado estacionário inicial de 192,81%, isto é,
          considerando uma despesa de 10,92% do PIB em 2013, ao final da projeção para
          crescimento populacional em 2060, temos uma despesa de 31,99% do PIB. Porém,
          com as propostas de aumento da idade mínima, o resultado sobre a despesa
          previdenciária é minimizado.

               Para a PEC n  287/2016, a despesa previdenciária obteve uma variação em
                            o
          relação ao seu estado estacionário de 86,95% contra uma queda de 29,87% da
          simulação IDM72. Isso representa uma queda de 54,90% em comparação com
          o cenário da transição demográfica sem política previdenciária e o aumento da
          idade mínima para 63 anos. Já em comparação com a IDM72, essa queda é ainda
          maior, alcançando uma variação de negativa de 115,49%.

               A explicação central para essa queda é a redução do número de idosos nas
          simulações propostas, como observado na tabela 9. Com a PEC n  287/2016, a
                                                                            o
          população idosa tem uma queda de 4,28% em relação ao cenário-base de 58 a 80
          anos de idade. Já com a IDM72, essa queda é ainda maior, atingindo 33,61%. Assim,
          com a redução do número de aposentados somado ao aumento da expectativa de
          vida, a despesa com a previdência social diminui.



             tabela 9 – PoPulação idosa na transição com reForma Previdenciária (%)

           Período no     Idade      % População  Período no      Idade       % População
           Modelo (t)  Aposentados                 Modelo (t)   Aposentados
              0           58-80         18,68         16          66-80         17,48
              1           58-80         19,43         17          66-80         18,09
              2           59-80         18,67         18          67-80         16,95

              3           59-80         19,43         19          67-80         17,50
              4           60-80         18,64         20          68-80         16,30
              5           60-80         19,39         21          68-80         16,78
              6           61-80         18,56         22          69-80         15,51
              7           61-80         19,32         23          69-80         15,92

              8           62-80         18,47         24          70-80         14,59
              9           62-80         19,23         25          70-80         14,93
              10          63-80         18,34         26          71-80         13,55

              11          63-80         19,10         27          71-80         13,83
              12          64-80         18,16         28          72-80         12,40


          248   Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017
   245   246   247   248   249   250   251   252   253   254   255