Page 252 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Carlos Eduardo de Freitas e Nelson Leitão Paes


          mais de 58 anos terá crescido em 182%. A consequência é o encolhimento do produto,
          consumo, capital e trabalho per capita. A economia torna-se mais pobre. A PEC n
                                                                                        o
          287/2016 ameniza o problema, mas não evita o empobrecimento da população, com
          queda no produto per capita. Somente com a elevação da idade mínima até 72 anos é
          que há aumento do produto, consumo e horas de trabalho per capita.
               A taxa de juros no longo prazo se reduz para a simulação sem reforma,
          já que o estoque de capital cresceu mais do que o trabalho, e aumenta para as
          duas simulações com reforma, já que o capital cresceu menos do que o trabalho.
          O inverso ocorre com os salários.
                A arrecadação tributária do governo está diretamente relacionada com o
          desempenho das variáveis capital, trabalho, consumo e previdência social. Assim,
          é de se esperar um aumento da arrecadação total do governo, uma vez que não
          houve mudança nas alíquotas tributárias. Na simulação do cenário base (SPPrev),
          a carga tributária atinge 38,62% do PIB, enquanto para as simulações PEC  n
                                                                                        o
          287/2016 e IDM72 se eleva para 40,87% e 43,21% do PIB, respectivamente.
               Além dos resultados para o novo estado estacionário, é interessante apresentar
          a trajetória de transição entre o cenário de referência e as simulações propostas
          para as variáveis relevantes. Apenas os resultados agregados serão mostrados.
          A figura 5 resume os impactos dessas projeções para a economia brasileira ao
          longo da transição.




































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