Page 53 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Dívida Pública e Concessão de Garantias – Josué Alfredo Pellegrini
ano, a redução de custo com a venda dos US$ 60 bilhões seria de 0,2% do PIB. Esse
seria o ganho fiscal anual, em termos de custo de carregamento, com a venda de
tal montante de reservas.
O gráfico 21 abaixo dispõe vários níveis de excedente de reservas com o
respectivo ganho, caso elas sejam vendidas para o abatimento da dívida pública.
Tal qual o gráfico 19, as barras destacadas se referem às várias métricas dispostas
na tabela 1. Por exemplo, segundo a métrica do FMI (100% da ARA), o excedente
de reservas é de US$ 129 bilhões. A venda de tal montante de reservas redundaria
em ganho correspondente a 0,4% do PIB. A depender da métrica escolhida, com
seu consequente excedente, o ganho varia de 0,8% do PIB, se for a métrica equiva-
lente a seis meses de importação, a apenas 0,06% do PIB, se for a do FMI, com
150% da ARA.
Gráfico 21 – Ganho com a venda de reservas excedentes
(% do piB – acUmUlado em doze meses)
Fonte: Banco Central do Brasil.
Seja qual for o ganho com a venda de parte das reservas, é oportuno tecer
três comentários sobre ele. Quanto ao primeiro, não custa reforçar, o gráfico 21
foi inteiramente montado com base na previsão de custo de carregamento líquido
do total das reservas, inclusive variação cambial, de 1,2% do PIB, no acumulado
de doze meses. Na condição de previsão, o percentual está sujeito a alterações, em
função da trajetória seguida por variáveis-chaves como Selic, PIB e, sobretudo,
taxa de câmbio, que pode se distanciar significativamente do número previsto.
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