Page 49 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Dívida Pública e Concessão de Garantias – Josué Alfredo Pellegrini
5 Vender as reservas internacionais
para abater a dívida pública?
Cabe agora juntar os achados dos capítulos anteriores desse estudo, vale dizer,
o nível adequado de reservas segundo as métricas apresentadas e o custo líquido de
carregamento das reservas. A possível existência de reservas em excesso, conjugada
com seus custos líquidos, permite inferir que o excedente deveria ser vendido e os
recursos assim obtidos utilizados no resgate de parte da dívida pública.
Mas há alguns problemas que dificultam a avaliação da decisão a ser tomada. Em
primeiro lugar, paira a dúvida sobre o nível adequado de reservas, já que as métricas
disponíveis apontam para níveis muito distintos, conforme sintetiza a tabela 1 deste
estudo. Tal fato dificulta bastante a identificação de um valor, ainda que aproximado,
do excedente de reservas que poderia ser vendido sem trazer riscos para o país, em
caso de problemas no balanço de pagamentos. Diante dessa dúvida, o gráfico 19 abaixo
mostra vários níveis hipotéticos de reservas excedentes e o correspondente equiva-
lente em real, como proporção da DBGG, dados de junho de 2017.
29
Gráfico 19 – reservas excedentes como % da
dívida BrUta do Governo Geral (dBGG)
Fonte: Banco Central do Brasil.
Nota: Barras cor de laranja indicam as reservas excedentes relativas às diferentes métricas.
29 Duas métricas foram excluídas por apontarem níveis de adequação muito baixos (5% do M3 e três meses de importação).
Vale observar também que foram consideradas as reservas líquidas do valor nocional dos swaps cambiais. Os valores
utilizados nos cálculos são os seguintes, todos relativos a junho de 2017: US$ 377,2 bilhões de reservas; R$ 91,7 bilhões
de valor nocional; R$ 3,31 de taxa de câmbio; e R$ 4.674,6 bilhões de DBGG.
Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 47