Page 127 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Fernando Covelli Benelli


            mensal: o primeiro é a mudança planejada para o resultado fiscal ciclicamente
            ajustado (CAB) no começo do ano, que busca refletir o grau de ativismo fiscal; e o
            segundo é formado pelos desvios do CAB em relação ao planejado, revelando uma
            falha do governo no atingimento de suas metas fiscais. A amostra inclui sete países
            europeus – Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Holanda e Suécia –
            no período de 2003 a 2010. O sentido de causalidade não tem tanta relevância
            aqui, pois tanto o conselho pode reagir a mudanças não esperadas na condução da
            política fiscal como essas mudanças podem se seguir a uma atividade mais intensa
            do conselho junto à mídia. Em ambas as situações, a atividade do conselho nesse
            aspecto seria considerada efetiva. As regressões efetuadas apontam para uma
            correlação positiva e significante entre os dois indicadores fiscais e a variável de
            impacto na mídia. Novamente, os resultados devem ser recebidos com cautela,
            uma vez que a introdução de dummies de tempo afeta a significância dos coefi-
            cientes, uma possível indicação de simultaneidade das variáveis com um terceiro
            fator de influência, como crises fiscais.

                  Até o momento, emergem do presente estudo três propostas de fortaleci-
            mento da IFI brasileira. Considerando que agregados fiscais, como o resultado
            primário ou a trajetória da dívida, estão distantes da esfera de atuação de um
            conselho, a IFI pode cumprir um papel relevante na promoção de maior transpa-
            rência fiscal – definida como a abrangência, a clareza, a confiabilidade e a atualidade
            dos relatórios sobre as finanças públicas. A instituição deveria então concentrar
            seus esforços nas seguintes atividades: i) elaborar e/ou avaliar previsões macroeco-
            nômicas de maneira independente e apartidária, principalmente as da área fiscal;
            ii) monitorar a observância das regras fiscais, preferencialmente em conjunto com
            o CGF, com ampla divulgação de desvios cometidos pelo governo; e iii) fortalecer
            seus canais de comunicação com a sociedade, difundindo nos principais veículos
            da mídia suas opiniões e avaliações. A seguir, passaremos a analisar como essas
            atividades são atualmente conduzidas no país.

                  A atividade de previsão da arrecadação tributária federal constitui instru-
            mento de fundamental importância para a condução da economia do país. Com
            base nela, determina-se, dentro da proposta orçamentária da União, o volume
            total de despesas para o exercício seguinte. Esse montante de recursos públicos
            delimitará grande parte da participação do Estado na economia. Segundo dados
            do Instituto Brasileiro  de Geografia  e Estatística  (IBGE) para 2017, o  governo
            brasileiro, nos três níveis de governo, foi responsável por aproximadamente 12%
            do emprego e 20% do consumo final de bens e serviços.

                  Atualmente, a realização dessa estimativa, para fins de orçamento da União,
            está a cargo da Receita Federal do Brasil (RFB). Para tanto, o órgão utiliza um método
            de previsão oficialmente denominado “método dos indicadores”. Em síntese, trata-se
            da multiplicação dos valores recolhidos no ano anterior por índices de variação (de


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