Page 162 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
P. 162

Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Diego Pitta de Jesus


          consideração o poder de mercado na determinação dos níveis de preços com
          rigidez nominal. Outro traço dessa estrutura é que o trabalho pode ser um fator
          distinto entre as famílias, o que lhes confere poder de mercado na determinação
          dos salários. Consequentemente, a rigidez salarial é introduzida no modelo.
          Rotemberg (1982), Mankiw (1985), Svensson e Wijnbergen (1987), Blanchard e
          Kiyotaki (1987), Rotemberg e Woodford (1997), Christiano e Eichenbaum (1992),
          e Canzoneri et al. (2006), entre outros, desenvolveram modelos que contemplam
          a concorrência imperfeita.



          3.1 Famílias


          3.1.1 Famílias pacientes



               A utilidade das famílias pacientes pode ser obtida a partir da seguinte expressão:


                                                                        ,             (1)

          em que   ∈ (0,1) é o fator de desconto das famílias pacientes;   é o consumo total
          dessas famílias, de modo que                    é o consumo do governo em bens
                                                                                3
          e serviços;    representa a parte privada do consumo das famílias;   é o parâmetro

          que mede o grau de substituição entre consumo privado e consumo em bens/
          serviços públicos das famílias pacientes;    são as horas trabalhadas para as firmas;
             são as horas trabalhadas para o setor público;   é a quantidade de imóveis.

               A forma funcional da função de utilidade das famílias está de acordo com a
                                                       4
          especificação de Iacoviello (2015), que prevê a inclusão de um bem durável, repre-
          sentado pelos imóveis das famílias. A expressão               tem sido utilizada
          por Barro (1981), Aschauer (1985), Christiano e Eichenbaum (1992), McGrattan
          (1994), entre outros. Nesse caso, define-se que o consumo total dos agregados
          familiares é uma combinação linear de consumo privado e consumo público.

               Assim, as famílias pacientes são confrontadas com a seguinte restrição
          orçamentária:


                                                                                      (2)





          3    O consumo do governo é determinado como uma proporção fixa do PIB, de 19%.
          4     Como em Iacoviello (2015), assume-se que o mercado imobiliário e o consumo são separáveis. Bernanke (1984) estudou
             o comportamento conjunto do consumo de bens duráveis e não duráveis e constatou que a separabilidade entre os dois
             tipos de bens é uma boa aproximação.
          160   Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018
   157   158   159   160   161   162   163   164   165   166   167