Page 162 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Diego Pitta de Jesus
consideração o poder de mercado na determinação dos níveis de preços com
rigidez nominal. Outro traço dessa estrutura é que o trabalho pode ser um fator
distinto entre as famílias, o que lhes confere poder de mercado na determinação
dos salários. Consequentemente, a rigidez salarial é introduzida no modelo.
Rotemberg (1982), Mankiw (1985), Svensson e Wijnbergen (1987), Blanchard e
Kiyotaki (1987), Rotemberg e Woodford (1997), Christiano e Eichenbaum (1992),
e Canzoneri et al. (2006), entre outros, desenvolveram modelos que contemplam
a concorrência imperfeita.
3.1 Famílias
3.1.1 Famílias pacientes
A utilidade das famílias pacientes pode ser obtida a partir da seguinte expressão:
, (1)
em que ∈ (0,1) é o fator de desconto das famílias pacientes; é o consumo total
dessas famílias, de modo que é o consumo do governo em bens
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e serviços; representa a parte privada do consumo das famílias; é o parâmetro
que mede o grau de substituição entre consumo privado e consumo em bens/
serviços públicos das famílias pacientes; são as horas trabalhadas para as firmas;
são as horas trabalhadas para o setor público; é a quantidade de imóveis.
A forma funcional da função de utilidade das famílias está de acordo com a
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especificação de Iacoviello (2015), que prevê a inclusão de um bem durável, repre-
sentado pelos imóveis das famílias. A expressão tem sido utilizada
por Barro (1981), Aschauer (1985), Christiano e Eichenbaum (1992), McGrattan
(1994), entre outros. Nesse caso, define-se que o consumo total dos agregados
familiares é uma combinação linear de consumo privado e consumo público.
Assim, as famílias pacientes são confrontadas com a seguinte restrição
orçamentária:
(2)
3 O consumo do governo é determinado como uma proporção fixa do PIB, de 19%.
4 Como em Iacoviello (2015), assume-se que o mercado imobiliário e o consumo são separáveis. Bernanke (1984) estudou
o comportamento conjunto do consumo de bens duráveis e não duráveis e constatou que a separabilidade entre os dois
tipos de bens é uma boa aproximação.
160 Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018