Page 158 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Diego Pitta de Jesus


          em que a meta de superávit (ou a elevada austeridade fiscal) não é mais o principal
          objetivo. A partir de setembro de 2013, os resultados entram em trajetória estri-
          tamente decrescente. O abandono da política de austeridade fiscal vai resultar, a
          partir de novembro de 2014, em seguidos déficits primários. Esse fato é facilmente
          observado na figura 2.



             NFSP - Saldo primário - Acum. 12 meses   NFSP - Juros nominais - Acum. 12 meses


























          Fonte: Elaboração dos autores.
                        Figura 2 – trajetória daS variáveiS FiScaiS do braSil



               A combinação de redução da atividade econômica, queda na arrecadação e
          crescimento das despesas fez com que os indicadores da dívida pública passassem
          a  crescer  rapidamente,  não demorando  muito  para  que a  sustentabilidade  da
          dívida passasse a ganhar destaque nos debates econômicos. Foi nesse contexto que
          se implementou, em 2016, a regra de teto dos gastos públicos, também conhecida
          como EC 95.

               Diante dessa mudança de regra surgem as primeiras indagações: o que vai
          mudar  em relação  às despesas governamentais? Teremos  redução significativa
          dessas despesas? Para responder algumas dessas indagações, criou-se um cenário
          de projeção da despesa total do governo por meio de um modelo ARIMA (1,1,1)
          para os anos de 2018 a 2027. Uma segunda série foi criada a partir da correção
          dos valores projetados pela inflação esperada, de acordo com o Banco Central do
          Brasil (BCB). Em linhas gerais, é possível verificar, na figura 3, que a expectativa
          para os próximos anos é a de que, com a EC 95, o nível do gasto do governo não



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