Page 249 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Jorge Eduardo M. Simões


                  A teoria para a determinação do limite de endividamento desenvolvido
            por Ostry et al. (2010) e Ghosh et al. (2013) é motivada por Bohn (1998, 2007).
            Embora o último autor mostre que uma condição suficiente para que o governo
            satisfaça sua restrição orçamentária intertemporal é que o saldo primário sempre
            reaja positivamente à dívida defasada, isso pode ser considerado um critério de
            sustentabilidade fraco, que não exclui a possibilidade de uma relação dívida/PIB
            cada vez maior (e, portanto, a necessidade de um superávit primário que eventual-
            mente exceda o PIB).  Os primeiros autores sugerem um critério de sustentabi-
                                  18
            lidade mais rigoroso, em que a dívida convirja para alguma proporção finita do
            PIB. Se o saldo primário é sempre uma proporção constante da dívida atrasada,
            então uma condição suficiente para essa definição mais rigorosa implica uma
            capacidade de resposta do saldo primário maior do que o diferencial entre a taxa
            de crescimento e a taxa de juros. 19
                  Com base na abordagem de Bohn (1998, 2007), Ostry et al. (2010) propõem
            a seguinte forma reduzida para a função de reação fiscal do governo:

                                                                                         (2)

                  Na equação, µ captura todos os determinantes sistemáticos do resultado do
            primário, exceto a dívida pública defasada. Seguindo a literatura – por exemplo,
            os trabalhos de Galí e Perotti (2003), Rodden (2004), Abiad e Ostry (2005), Bohn
            (2007), Mendoza e Ostry (2008) e Bahl e Bird (2008) –, o presente estudo utiliza
            uma série de variáveis, como os hiatos do produto e dos gastos governamentais,
            para controlar o efeito dos ciclos econômicos e das flutuações temporárias nos
            gastos do governo, respectivamente. Outras variáveis utilizadas são a taxa de
            inflação (para controlar possíveis efeitos de um esforço fiscal no combate à alta
            da taxa de juros) e uma medida de desequilíbrio vertical fiscal (para o caso de um
            potencial risco moral quando a maioria das despesas subnacionais é financiada
            através de transferências). Ainda na equação (2), o termo ƒ(d) é a resposta do
            equilíbrio primário em relação à dívida defasada, baseada na função de reação
            do governo assumida como uma função cúbica. Pressupõe-se que os choques no
            saldo primário, representado por εt, são independentes e identicamente distri-
            buídos (i.i.d.).





            18   Bohn (2007) mostra que satisfazer a restrição orçamentária do governo exige apenas que haja algum grau de diferenciação
                (arbitrariamente elevado, porém finito) em que as séries temporais da relação dívida/PIB se tornem estacionárias, o que
                está sempre satisfeito nos dados. Por essa razão, ele conclui que esse critério de sustentabilidade baseado em testes de
                estacionariedade não é interessante e sugere que examinar a resposta comportamental do saldo primário pode ser uma
                maneira mais benéfica de estabelecer a sustentabilidade da dívida. Esse procedimento não é aqui adotado.
            19   Intuitivamente,  a  relação  dívida/PIB  cresce  de  forma  autônoma  a  uma  taxa  dada  pelo  diferencial  entre  a  taxa  de
                crescimento do produto e a taxa de juros. Se a resposta do saldo primário ao aumento da dívida for mais forte do que
                esse diferencial, o ajuste primário compensará a dinâmica autônoma e o índice de endividamento convergirá para uma
                relação finita.

                                             Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 247
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