Page 253 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Jorge Eduardo M. Simões


            governamentais foram obtidos com o uso do filtro Hodrick-Prescott (HP)
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            (diferença entre a série real e potencial). A medida de desequilíbrios verticais
            fiscais utilizada é dada pela razão entre as receitas próprias e correntes.
                  Com  o objetivo  de apresentar  algumas características  das  séries, a  tabela  1
            mostra algumas estatísticas descritivas dessas variáveis. Observe-se que a variável
            Saldo Primário (SDP) apresenta, em média, superávit de 3,60% dos PIBs estaduais,
            variando  entre  um  déficit  de  2,00%  do  PIB  (Rio  Grande  do  Sul,  em  2015)  e  um
            superávit de 39,00% do PIB (Roraima, em 2011). No que se refere às DCLs, em média,
            elas correspondem a 11,59% do PIB dos estados brasileiros, oscilando entre 0,50% do
            PIB (Rio Grande do Norte, em 2016) e 38,83% do PIB (Maranhão, em 2000).
                  A média da Taxa de Inflação (TI) foi de 8,18%. O Desequilíbrio Vertical
            Fiscal (DVF) foi em média 50,51%, com mínimo de 10,00% (Roraima, em 2011) e
            máxima de 80,00% (São Paulo, em 2011). A Taxa de Juros Real (TJR) da economia
            brasileira teve como média 6,12%, variando entre 0,53% em 2012 e 18,00% em
            2005. Já a Taxa de Crescimento da Economia (G) dos estados brasileiros teve como
            média 3,09%, oscilando entre um decréscimo da economia de 18,92% (Distrito
            Federal, em 2002) e de 25,62% (Mato Grosso, em 2003).


              Tabela 1 – Estatística descritiva das séries para os estados brasileiros:
                                               2000-2016

                     Variáveis  Observações  Média   Desvio-padrão  Mínimo    Máximo
                      SDP         459       0,0360      0,0339     -0,0200    0,3900
                      DCL         459       0,1159      0,0833     0,0050     0,3883
                       TI         459       0,0818      0,0566     -0,0100    0,2600
                      DVF         459       0,5051      0,1667     0,1000     0,8000
                      TJR         459       0,0612      0,0596     0,0053     0,1800
                       G          459       0,0309      0,0739     -0,1892    0,2562
                  Fonte: Elaboração dos autores.

            4.3 Estratégia empírica



                  A estratégia empírica proposta por Ostry et al. (2010) e Ghosh et al. (2013)
            é dividida em três etapas: (i) estimação da função de reação fiscal do governo; (ii)
            cálculo do diferencial entre as taxas de crescimento e de juros; (iii) determinação
            do limite da dívida e do espaço fiscal.



            26   Inicialmente, pretendia-se utilizar o filtro Beveridge-Nelson (1981), tendo em vista a vasta literatura que demonstra ser
                ele mais robusto se comparado ao Hodrick-Prescott (1980). Entretanto, incorreríamos em perdas de graus de liberdade,
                o que não é plausível, uma vez que estamos trabalhando com séries de tempo relativamente curtas (2000-2016).
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