Page 255 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Jorge Eduardo M. Simões


                  Espera-se também uma resposta negativa do saldo primário ao aumento
            temporário das despesas do governo: β5 < 0.  E, por fim, um sinal positivo para
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            o parâmetro do hiato do produto, β6 > 0,  tal que aumentos nesse hiato induzam
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            acréscimos no saldo primário.


            4.3.2 Determinação dos pagamentos de juros ajustados ao crescimento econômico


                  De  acordo  com  Bastos  e  Pineda  (2013),  na  literatura  não  existe  uma
            maneira clara de determinação dos pagamentos de juros ajustados ao crescimento
            econômico, ou seja, (rt – git). Ostry et al. (2010) e Ghosh et al. (2013) empregaram
            duas variantes: a primeira utiliza a média histórica da diferença entre a taxa de
            juros nominal implícita sobre a dívida pública em relação à taxa de crescimento
            do PIB nominal.

                  A segunda variante substitui as médias históricas pelas projeções do FMI sobre
            rendimentos das obrigações, dívida pública no longo prazo e crescimento do PIB.
                  Bastos e Pineda (2013) consideram dois valores exógenos e homogêneos
            para o diferencial, 4,50% e 1,00%. Segundo os autores, o primeiro caso (em média)
            é mais consistente com a história brasileira entre 2000 e 2011. O segundo caso
            reflete a taxa de juros real recente da economia.
                  Os métodos acima utilizados para determinar o diferencial (rt – git) podem
            superestimar o espaço fiscal ao tentar suavizar as flutuações econômicas com o uso
            de média histórica, projetada, ou através da homogeneização desse diferencial.
            Nesse contexto, optou-se aqui pela utilização do diferencial entre taxas de juros
            e crescimento econômico, ambas reais, no período  t, sendo a última variável
            específica de cada estado (TJRt – Git). Esse procedimento busca eliminar os
            problemas de suavização e homogeneização do diferencial.



            4.3.3 Determinação do limite da dívida e do espaço fiscal


                  Uma extensão da restrição orçamentária intertemporal do governo descrita em
            (1) para uma estrutura em dados em painel pode ser expressa da seguinte maneira:

                                                                                         (6)

                  Na equação, DCLit é a Dívida Consolidada Líquida como proporção do PIB
            de cada estado i no período t; TJRit–1 é a taxa de juros real contraída no período t – 1


            30  Cf. OSTRY et al., 2010; GHOSH et al., 2013.
            31  Cf. OSTRY et al., 2010; GHOSH et al., 2013; BASTOS; PINEDA, 2013.

                                             Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 253
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