Page 259 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Jorge Eduardo M. Simões


               Tabela 4 – Resultado das estimativas da função de reação fiscal dos
                                    estados brasileiros: 2000-2016

                      Coeficientes por regressores  Coeficientes estimados  Desvios-padrão

                              β0                 -0,2344*              0,0826
                              β1                 1,3277**              0,5346
                              β2                 -2,5008*              0,9729
                                                  0,9224*              0,0640
                              β3
                                                 -0,1042*              0,0066
                              β4
                                                 -2,30E-13*           7,88E-14
                              β5
                                                 1,40E-14             3,48E-14
                              β6
                     Fonte: Elaboração dos autores.
                     Notas: A variável dependente é o saldo primário dos estados brasileiros; as variáveis dummies de
                     tempo, omitidas na tabela, foram todas estatisticamente significativas; (*) significante a 1%, (**)
                     significante a 5%, (***) significante a 10%.

                  Os resultados da tabela 4 mostram que os coeficientes (β0, β1, β2) apresentam
            os sinais esperados e são estatisticamente significantes. Esses resultados evidenciam
            uma relação cúbica entre o superávit primário e a dívida pública defasada para
            os estados brasileiros, tal como encontrado por Ostry et al. (2010), Ghosh et al.
            (2013) e Bastos e Pineda (2013).
                  Assim como nos trabalhos de Mendonça et al. (2009), Ostry et al. (2010) e
            Ghosh et al. (2013), o coeficiente referente à taxa de inflação (β3) apresenta sinal
            positivo, como esperado, e estatisticamente significante. Portanto, um aumento da
            inflação gera um superávit maior quando o Tesouro Nacional atua em cooperação
            com a autoridade monetária.

                   O parâmetro do desequilíbrio vertical fiscal (β4) tem sinal negativo e signi-
            ficante, como esperado.  O coeficiente que mede a resposta do saldo primário ao
                                   37
            aumento temporário das despesas do governo (β5) apresenta sinal esperado  e signi-
                                                                                   38
            ficativo. Ou seja, quando as despesas crescem menos (ou mais) que sua tendência,
            o SDP aumenta (ou diminui). Por fim, o coeficiente (β6) não foi estatisticamente
            significativo.
                  A validação empírica da função de reação fiscal cúbica indica que o limite
            da dívida pode ser calculado tal como em Ostry et al. (2010), Ghosh et al. (2013)



            37   Esse resultado é condizente com o encontrado por Bastos e Pineda (2013), segundo os quais uma maneira de racionalizá-
                lo é considerar que tais estados estão mais desenvolvidos e que já possuem níveis relativamente altos de receitas próprias.
                Como efeito, eles já estariam mais próximos do lado direito da curva de Laffer, de modo que o aumento de impostos
                estaduais seria mais difícil. Alternativamente, também se poderia esperar que esses estados enfrentassem desafios mais
                complexos ao lidar com grandes grupos de gastos, como educação e saúde.
            38   Esse resultado está de acordo com o encontrado por Ostry et al. (2010), Ghosh et al. (2013) e Bastos e Pineda (2013).
                                             Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 257
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