Page 261 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Jorge Eduardo M. Simões
Tabela 5 – Limite da dívida e espaço fiscal dos
estados brasileiros em 2016 (% PIB)
UF
AC 14,29 19,67 24,30 -4,64
AL 14,20 7,26 19,42 -12,16
AM 14,29 4,28 5,41 -1,13
AP 14,27 23,61 5,29 18,32
BA 14,17 2,17 7,23 -5,05
CE 14,27 2,56 6,25 -3,69
DF 14,20 3,41 3,04 0,36
ES 14,44 0,40 2,48 -2,07
GO 14,22 0,00 11,22 -11,22
MA 14,28 7,70 7,19 0,51
MG 14,24 0,00 21,37 -21,37
MS 14,31 0,00 9,29 -9,29
MT 14,44 1,00 5,53 -4,53
PA 14,40 4,04 1,36 2,68
PB 14,24 5,22 5,11 0,11
PE 14,26 2,10 8,26 -6,16
PI 14,38 7,44 9,21 -1,77
PR 14,27 4,39 3,86 0,53
RJ 14,20 0,00 16,29 -16,29
RN 14,21 3,98 0,50 3,48
RO 14,26 6,43 9,68 -3,25
RR 14,25 20,35 12,21 8,14
RS 14,23 0,00 20,87 -20,87
SC 14,25 1,93 4,29 -2,37
SE 14,24 6,61 11,08 -4,47
SP 14,16 0,00 13,40 -13,40
TO 14,27 12,84 9,32 3,52
Média 14,27 5,46 9,39 -3,93
Fonte: Elaboração dos autores.
Notas: TJRt – Git é o diferencial entre taxas de juros e crescimento econômico, ambas reais, no período de tempo t, sendo
a última variável específica de cada estado; dit é a última observação da DCL como proporção do PIB; é o limite da
dívida, acima do qual ela cresce indefinidamente, dado o comportamento histórico do saldo primário; 0,0000 indica que,
dados os coeficientes estimados da função de reação fiscal e o diferencial entre taxas de juros e crescimento econômico,
a convergência é alcançada em um negativo (nesse caso, há uma resposta negativa do saldo primário ao aumento da
dívida, tendo em vista que a dinâmica da dívida não está em um caminho sustentável); EFit é o espaço fiscal de cada estado
brasileiro, calculado como a diferença entre e dit.
Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 259