Page 79 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Equilíbrio e Transparência Fiscal – Helder Ferreira de Mendonça e Joseph David B. Vasconcelos de Deus


                  Além da forma de governança, há autores que tentam capturar o impacto
            institucional sobre os erros de previsão fiscal utilizando-se de indicadores de
            qualidade institucional e regulatória. Fabrizio e Mody (2006),  por exemplo,
            constroem um índice de qualidade geral das instituições orçamentárias que levam
            em consideração as regras e os mecanismos que dirigem as três etapas do processo
            orçamentário (planejamento, aprovação e execução). Lledó e Plopawasky-Ribeiro
            (2013), por sua vez, preferem utilizar os indicadores de capacidade institucional
            fornecidos por Dabla-Norris et al. (2010) e os indicadores de governança do
            Banco Mundial fornecidos por Kaufmann, Kraay e Mastruzzi (2011).  Os resul-
                                                                                 10
            tados empíricos de ambos os trabalhos apontam para a importância da qualidade
            institucional na explicação do erro de previsão fiscal.



              3 Qualidade da transparência e determinantes

                          da opacidade no caso brasileiro





                  O erro de previsão fiscal, que representa uma medida da falta de transpa-
            rência ou de  opacidade, é essencial para explicar  a sustentabilidade da dívida
            pública e, por conseguinte, para o sucesso da gestão da política econômica.  Em
                                                                                      11
            específico, o erro de previsão fiscal é uma ferramenta indispensável para avaliar
            o comprometimento do governo com o equilíbrio fiscal.  A forma mais utilizada
                                                                   12
            para mensurar o erro de previsão fiscal consiste no desvio entre valor realizado
            do balanço orçamentário para o ano “t” ( ) e o previsto do balanço orçamentário
            ( ), ou seja:

                                                                                      (3.1)

                  Um erro de previsão representa uma situação em que há falta de transpa-
            rência. Entretanto, um erro de previsão positivo possui uma interpretação distinta
            de um erro de previsão negativo. O caso de um erro de previsão positivo indica



            10   Kaufmann, Kraay e Mastruzzi (2011) concentram sua atenção em seis indicadores de governança: (i) “Voz e prestação
                de contas”, que mede a participação do público no processo de escolha política; (ii) “Estabilidade política e ausência
                de violência/terrorismo”, que captura a probabilidade de desestabilização política por meios inconstitucionais ou de
                violência; (iii) “Efetividade do governo”, que mensura a percepção da qualidade dos serviços públicos, a independência
                do governo de pressões políticas e a credibilidade das ações do governo; (iv) “Qualidade regulatória”, que captura a
                percepção da regulação relevante ao desenvolvimento do setor privado; (v) “Regra de lei”, que se atém a medir a confiança
                dos agentes nas regras da sociedade e na qualidade dos contratos; e (vi) “Controle de corrupção”, que captura a extensão
                em que o poder público é utilizado para ganhos privados, incluindo as formas de corrupção.
            11   Para uma análise da relação entre a sustentabilidade da dívida pública e a política econômica, ver Blanchard (1984),
                Hamilton e Flavin (1986), Auerbach, Gokhale e Kotlikoff (1994), Bohn (1998), Blanchard e Perotti (2002) e Ghosh et
                al. (2013).
            12   Quanto à relevância do erro de previsão fiscal, ver Artis e Marcelino (2001), Pina e Venes (2011) e Merola e Pérez (2013).
                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 77
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