Page 175 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Diego Pitta de Jesus



                                   EC 95                            Regra alternativa
                     Média Post.   MDP Inf.    MDP Sup.   Média Post.  MDP Inf.    MDP Sup.
              φ        1.9178       1.5843      2.5177      1.0938      0.8826      1.3460
               π
              φ Y      0.1554       0.1230      0.1975      0.1171      0.0922      0.1442
               α       0.2179       0.1574      0.2785      0.1778      0.1612      0.1929

            Fonte: Elaboração dos autores.

                  Em relação aos parâmetros da função de reação do Banco Central, o que mede
            a resposta do banco às mudanças nas expectativas de inflação foi positivo e maior
            que a unidade nos três modelos estimados, atendendo ao princípio de Taylor. Da
            mesma forma, o parâmetro que mede a resposta a desvios do produto foi positivo.
            Ambos os parâmetros sugerem o comportamento de um banco central que opera
            sob um regime de metas de inflação flexível, dando peso à inflação e ao lado real
            da economia. Esses resultados também foram obtidos por Silva e Besarria (2018).

                  Os parâmetros de choques de tecnologia e investimento público foram
            superiores à média a priori, revelando que esses choques são mais persistentes do
            que a hipótese inicial. E os parâmetros que medem o grau de substituição entre
            consumo privado e consumo em bens e serviços públicos de famílias pacientes e
            impacientes, µ p e µ i, respectivamente, apresentaram valores muito próximos das
            médias a priori, indicando que os dados brasileiros não são informativos sobre o
            grau de substituição entre consumo privado e público.



            4.3 Avaliando os modelos



                  Nesta subseção, analisaremos como as principais variáveis econômicas do
            modelo reagem após um choque restritivo da taxa de juros para cada um dos três
            cenários: modelo de referência, modelo com a EC 95 e modelo com a regra alter-
            nativa. Esperamos que um aumento na taxa de juros aumente a dívida pública
            em uma magnitude maior no modelo básico, que não possui nenhum tipo de
            regra fiscal. Em relação aos modelos que incluem regras fiscais, esperamos que
            a resposta da dívida pública seja menor naquele que possui a regra alternativa,
            devido às suas características mais restritivas.
                  A vantagem de realizar esse tipo de análise com a estimação do modelo
            DSGE é que podemos saber se a implementação de cada regra fiscal é capaz de
            produzir respostas ao choque monetário estatisticamente diferentes do modelo
            básico. A figura 5 ilustra a comparação entre os modelos.




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