Page 175 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
P. 175
Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Diego Pitta de Jesus
EC 95 Regra alternativa
Média Post. MDP Inf. MDP Sup. Média Post. MDP Inf. MDP Sup.
φ 1.9178 1.5843 2.5177 1.0938 0.8826 1.3460
π
φ Y 0.1554 0.1230 0.1975 0.1171 0.0922 0.1442
α 0.2179 0.1574 0.2785 0.1778 0.1612 0.1929
Fonte: Elaboração dos autores.
Em relação aos parâmetros da função de reação do Banco Central, o que mede
a resposta do banco às mudanças nas expectativas de inflação foi positivo e maior
que a unidade nos três modelos estimados, atendendo ao princípio de Taylor. Da
mesma forma, o parâmetro que mede a resposta a desvios do produto foi positivo.
Ambos os parâmetros sugerem o comportamento de um banco central que opera
sob um regime de metas de inflação flexível, dando peso à inflação e ao lado real
da economia. Esses resultados também foram obtidos por Silva e Besarria (2018).
Os parâmetros de choques de tecnologia e investimento público foram
superiores à média a priori, revelando que esses choques são mais persistentes do
que a hipótese inicial. E os parâmetros que medem o grau de substituição entre
consumo privado e consumo em bens e serviços públicos de famílias pacientes e
impacientes, µ p e µ i, respectivamente, apresentaram valores muito próximos das
médias a priori, indicando que os dados brasileiros não são informativos sobre o
grau de substituição entre consumo privado e público.
4.3 Avaliando os modelos
Nesta subseção, analisaremos como as principais variáveis econômicas do
modelo reagem após um choque restritivo da taxa de juros para cada um dos três
cenários: modelo de referência, modelo com a EC 95 e modelo com a regra alter-
nativa. Esperamos que um aumento na taxa de juros aumente a dívida pública
em uma magnitude maior no modelo básico, que não possui nenhum tipo de
regra fiscal. Em relação aos modelos que incluem regras fiscais, esperamos que
a resposta da dívida pública seja menor naquele que possui a regra alternativa,
devido às suas características mais restritivas.
A vantagem de realizar esse tipo de análise com a estimação do modelo
DSGE é que podemos saber se a implementação de cada regra fiscal é capaz de
produzir respostas ao choque monetário estatisticamente diferentes do modelo
básico. A figura 5 ilustra a comparação entre os modelos.
Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 173