Page 36 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
P. 36

Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Rafael Barros Barbosa


               Apesar dessas conclusões, o modelo SVAR, por se tratar de uma abordagem
          em forma reduzida, é incapaz de decompor apropriadamente os canais pelos
          quais a incerteza pode impactar os componentes fiscais. Além disso, o modelo
          não permite a realização de exercícios contrafactuais que identifiquem como
          mudanças nas regras fiscais alteram a magnitude e a persistência da incerteza
          sobre o desequilíbrio fiscal. Essa análise é mais adequada em um modelo estru-
          tural como o DSGE, que será apresentado na seção 4.





























                                               Períodos
          Fonte: Elaboração do autor.
          Nota: A figura 4 apresenta a função impulso-resposta que mensura o efeito acumulado sobre o resultado primário do go-
          verno federal devido a um choque de 1% no índice de incerteza econômico-político (EPU). Foram calculados os intervalos
          de confiança pelo procedimento de bootstrap. Dois níveis de confiança são reportados: 95% em cinza-claro e 68% em
          cinza-escuro.
             Figura 4 – Função impulSo-reSpoSta acumulada Sobre reSultadoS primárioS













                     Períodos                   Períodos                   Períodos
          Fonte: Elaboração do autor.
          Nota: A figura 5 apresenta as funções impulso-resposta que mensuram o efeito de um choque de 1% no índice de incerteza
          econômico-político (EPU) sobre as três variáveis macroeconômicas usadas no modelo principal: taxa de desemprego,
          índice de confiança do consumidor e índice de inflação (IPCA). Foram calculados os intervalos de confiança pelo procedi-
          mento de bootstrap. Dois níveis de confiança são estimados: 95% em cinza-claro e 68% em cinza-escuro.
            Figura 5 – FunçõeS impulSo-reSpoSta – epu Sobre variáveiS macroeconômicaS

          34    Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41