Page 36 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Rafael Barros Barbosa
Apesar dessas conclusões, o modelo SVAR, por se tratar de uma abordagem
em forma reduzida, é incapaz de decompor apropriadamente os canais pelos
quais a incerteza pode impactar os componentes fiscais. Além disso, o modelo
não permite a realização de exercícios contrafactuais que identifiquem como
mudanças nas regras fiscais alteram a magnitude e a persistência da incerteza
sobre o desequilíbrio fiscal. Essa análise é mais adequada em um modelo estru-
tural como o DSGE, que será apresentado na seção 4.
Períodos
Fonte: Elaboração do autor.
Nota: A figura 4 apresenta a função impulso-resposta que mensura o efeito acumulado sobre o resultado primário do go-
verno federal devido a um choque de 1% no índice de incerteza econômico-político (EPU). Foram calculados os intervalos
de confiança pelo procedimento de bootstrap. Dois níveis de confiança são reportados: 95% em cinza-claro e 68% em
cinza-escuro.
Figura 4 – Função impulSo-reSpoSta acumulada Sobre reSultadoS primárioS
Períodos Períodos Períodos
Fonte: Elaboração do autor.
Nota: A figura 5 apresenta as funções impulso-resposta que mensuram o efeito de um choque de 1% no índice de incerteza
econômico-político (EPU) sobre as três variáveis macroeconômicas usadas no modelo principal: taxa de desemprego,
índice de confiança do consumidor e índice de inflação (IPCA). Foram calculados os intervalos de confiança pelo procedi-
mento de bootstrap. Dois níveis de confiança são estimados: 95% em cinza-claro e 68% em cinza-escuro.
Figura 5 – FunçõeS impulSo-reSpoSta – epu Sobre variáveiS macroeconômicaS
34 Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018