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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Rafael Barros Barbosa
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em que ν é a elasticidade de substituição entre os trabalhos diferenciados Lj,t. Cada
trabalhador recebe um salário diferenciado Wj,t. Por sua vez, o problema da firma
agregadora é maximizar o lucro considerando a seguinte função-objetivo:
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Similarmente ao caso das firmas produtoras de bens intermediários, a atuali-
zação salarial segue um mecanismo de precificação à la Calvo (1983), em que
parte dos trabalhadores altera seus preços com probabilidade θ e a parte restante
mantém seu preço idêntico ao do período anterior.
Portanto, seguindo a mesma abordagem da subseção precedente, é possível
obter a equação de demanda por trabalho, dada por:
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Por fim, o nível de salário agregado é dado através de um agregador à la
Dixit-Stiglitz (1977):
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4.4 Governo
O governo é representado por dois tipos de autoridades: fiscal e monetária.
A primeira realiza a política fiscal do governo, isto é, financia gastos públicos
por meio da arrecadação de tributos e da emissão de dívidas. Já a segunda tem
o papel precípuo de estabilizar preços e promover o crescimento econômico, por
isso adota uma política monetária que segue uma regra de Taylor (1993). Isso
significa que a oferta monetária é realizada considerando-se os desvios de preço e
de produto em relação ao estado estacionário.
4.4.1 Autoridade fiscal
O governo tem à sua disposição seis diferentes instrumentos de política
fiscal, divididos em dois grupos: i) o do gasto público, que pode ser destinado
ao consumo, aos investimentos públicos ou às transferências unilaterais; e ii) o
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