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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Rafael Barros Barbosa




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          em que ν é a elasticidade de substituição entre os trabalhos diferenciados Lj,t. Cada
          trabalhador recebe um salário diferenciado Wj,t. Por sua vez, o problema da firma
          agregadora é maximizar o lucro considerando a seguinte função-objetivo:

                                                                                     (18)

               Similarmente ao caso das firmas produtoras de bens intermediários, a atuali-
          zação salarial segue um mecanismo de precificação à la Calvo (1983), em que
          parte dos trabalhadores altera seus preços com probabilidade θ e a parte restante
          mantém seu preço idêntico ao do período anterior.
               Portanto, seguindo a mesma abordagem da subseção precedente, é possível
          obter a equação de demanda por trabalho, dada por:


                                                                                     (19)

               Por fim, o nível de salário agregado é dado através de um agregador à la
          Dixit-Stiglitz (1977):

                                                                                     (20)




          4.4 Governo



               O governo é representado por dois tipos de autoridades: fiscal e monetária.
          A  primeira  realiza  a política fiscal  do governo,  isto é,  financia  gastos públicos
          por meio da arrecadação de tributos e da emissão de dívidas. Já a segunda tem
          o papel precípuo de estabilizar preços e promover o crescimento econômico, por
          isso adota uma política monetária que segue uma regra de Taylor (1993). Isso
          significa que a oferta monetária é realizada considerando-se os desvios de preço e
          de produto em relação ao estado estacionário.



          4.4.1 Autoridade fiscal


               O governo tem à sua disposição seis diferentes instrumentos de política
          fiscal, divididos em dois grupos: i) o do gasto público, que pode ser destinado
          ao consumo, aos investimentos públicos ou às transferências unilaterais; e ii) o


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