Page 33 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Dívida Pública e Concessão de Garantias – Josué Alfredo Pellegrini
Gráfico 9 – reservas (r) em relação a percentUal dos meios de paGamento
ampliados (mpa) e à dívida externa de cUrto prazo (dcp) – 2015
Peru Rússia Marrocos Filipinas Tunisia Sérvia Tailândia Brasil China Cazaquistão Colômbia Hungria Indonésia Bulgária Paquistão Guatemala México Coreia do Sul Índia Croácia Egito R. Domenicana Romênia África do Sul Chile Polônia Malásia Turquia Ucrânia Bielorrúsia Argentina
Fonte: FMI e Banco Central do Brasil.
3.4 Reservas em relação à métrica do FMI
Por fim, cabe considerar a métrica desenvolvida pelo FMI como produto da
discussão sobre o nível adequado de reservas empreendida pelo órgão pelo menos
desde 2011. A referida métrica, denominada ARA (Assessing Reserve Adequacy),
informa o nível adequado de reservas e equivale à soma de quatro componentes,
cada qual com seu peso. Esses componentes e seus respectivos pesos retratam os
riscos potenciais associados ao balanço de pagamentos, identificados a partir da
experiência passada com crises cambiais vividas pelos países em desenvolvimento.
As quatro variáveis consideradas são: 1) exportações, para refletir a potencial
perda com a queda da demanda externa e/ou nos termos de troca; b) meio de
pagamento ampliado (broad money), para captar a possibilidade de fuga de capital
dos residentes por meio da liquidação de ativos domésticos; c) dívida externa
de curto prazo, para considerar o risco de rolagem desse passivo; e d) outras
obrigações, para capturar outros canais de potencial perda de capital, notada-
mente as aplicações em títulos e ações feitas pelos investidores não residentes. Os
pesos são de 5% para as duas primeiras variáveis e 30% e 15% para as duas últimas,
respectivamente. As importações e o déficit em conta corrente são considerados
14
indiretamente, já que financiados por meio da dívida externa de curto prazo e
das outras obrigações. O FMI considera que reservas entre 100% e 150% da ARA
14 Se a taxa de câmbio do país não for flutuante, os pesos passam a ser de 10% para as duas primeiras variáveis e de 30% e
20% para as duas últimas, respectivamente.
Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 31