Page 33 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Dívida Pública e Concessão de Garantias – Josué Alfredo Pellegrini


                Gráfico 9 – reservas (r) em relação a percentUal dos meios de paGamento
                    ampliados (mpa) e à dívida externa de cUrto prazo (dcp) – 2015

















                  Peru  Rússia  Marrocos  Filipinas  Tunisia  Sérvia  Tailândia  Brasil  China  Cazaquistão  Colômbia  Hungria  Indonésia  Bulgária  Paquistão  Guatemala  México  Coreia do Sul  Índia  Croácia  Egito  R. Domenicana  Romênia  África do Sul  Chile  Polônia  Malásia  Turquia  Ucrânia  Bielorrúsia  Argentina





            Fonte: FMI e Banco Central do Brasil.


            3.4  Reservas em relação à métrica do FMI



                  Por fim, cabe considerar a métrica desenvolvida pelo FMI como produto da
            discussão sobre o nível adequado de reservas empreendida pelo órgão pelo menos
            desde 2011. A referida métrica, denominada ARA (Assessing Reserve Adequacy),
            informa o nível adequado de reservas e equivale à soma de quatro componentes,
            cada qual com seu peso. Esses componentes e seus respectivos pesos retratam os
            riscos potenciais associados ao balanço de pagamentos, identificados a partir da
            experiência passada com crises cambiais vividas pelos países em desenvolvimento.
                  As quatro variáveis consideradas são: 1) exportações, para refletir a potencial
            perda com a queda da demanda externa e/ou nos termos de troca; b) meio de
            pagamento ampliado (broad money), para captar a possibilidade de fuga de capital
            dos residentes por meio da  liquidação de ativos domésticos; c) dívida externa
            de curto prazo, para considerar o risco de rolagem desse passivo; e d) outras
            obrigações, para capturar outros canais de potencial perda de capital, notada-
            mente as aplicações em títulos e ações feitas pelos investidores não residentes. Os
            pesos são de 5% para as duas primeiras variáveis e 30% e 15% para as duas últimas,
            respectivamente.  As importações e o déficit em conta corrente são considerados
                             14
            indiretamente, já que financiados por meio da dívida externa de curto prazo e
            das outras obrigações. O FMI considera que reservas entre 100% e 150% da ARA


            14   Se a taxa de câmbio do país não for flutuante, os pesos passam a ser de 10% para as duas primeiras variáveis e de 30% e
            20% para as duas últimas, respectivamente.
                                             Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017 31
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