Page 36 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Dívida Pública e Concessão de Garantias – Josué Alfredo Pellegrini


          taBela 1 – métricas para o nível adeqUado de reservas internacionais do Brasil

                       junho de 2017
                                                       nível adequado  reservas /
                                                       (US$ bilhões)  nível adequado
                       Métrica
                       Meses de importação
                       três meses                            52,6        7,2
                       seis meses                            105,1       3,6
                       doze meses                            210,3       1,8


                       Greespan-Guidotti
                       dívida externa de curto prazo – BCB   93,1        4,0
                       dívida externa de curto prazo – FMI   133,1       2,8
                       dívida menos saldo das transações correntes  147,5  2,6


                       Meios de pagamento ampliados
                           5% do M3                          83,1        4,5
                           10% do M3                         166,2       2,3
                           5% do M3 mais dívida externa de curto prazo  216,2  1,7
                           10% do M3 mais dívida externa de curto prazo  299,3  1,3


                       ARA FMI
                           100%                              220,4       1,7
                           150%                              330,6       1,1
          Fonte dos dados primários: BCB e FMI. Elaboração da IFI.


               Essa questão será retomada no capítulo 5 deste estudo, mas cabe adiantar
          que a dispersão das métricas não subsidia adequadamente a decisão a respeito
          da melhor política de reservas para o país. O que se pode afirmar com boa dose
          de certeza é que, de fato, o Brasil parece deter reservas em montante superior
          ao recomendado por razões puramente precaucionais.  Foge ao escopo deste
                                                                 16
          estudo, mas é o caso de se avaliar se atuaram ou atuam outros objetivos que
          justifiquem essa situação ou se a posse de elevado montante de reservas não
          tem um fim em si mesmo, mas resulta do efeito colateral de outro objetivo, a
          exemplo da interferência na definição da taxa de câmbio para promover ou não
          prejudicar as exportações. 17



          16    Outros estudos referendam essa afirmação. Ver, por exemplo, Vonbun (2013) e Fernandes (2016). Esses trabalhos
             concluem que as reservas já excediam o nível adequado em 2007.
          17   Ver a respeito Garcia  (2006). O autor afirma ser esse o caso de alguns países asiáticos, entre os quais a China. Quanto
             ao Brasil, o autor entende que suas características não se alinham às características comuns aos países que seguem essa
             estratégia, não sendo, portanto, conveniente persegui-la.
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