Page 34 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
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Tema – Dívida Pública e Concessão de Garantias – Josué Alfredo Pellegrini
são adequadas para fins precaucionais. A margem reflete as incertezas inerentes a
estimativas dos riscos advindos de problemas no balanço de pagamentos.
O gráfico 10 mostra a evolução das reservas do Brasil em relação ao nível
adequado de reservas do final de 2005 a junho de 2017, com base na métrica ARA
do FMI. O gráfico mostra também as reservas em relação à ARA acrescida de 50%.
Gráfico 10 – reservas em relação à ara/fmi
Fonte: FMI e Banco Central do Brasil.
Com base no gráfico 10, é possível ver que as reservas ultrapassaram o nível
adequado no segundo trimestre de 2007, quando estavam em US$ 120 bilhões,
aproximadamente. Nos anos seguintes, as reservas subiram acentuadamente até
suplantarem em 50% o nível adequado, no terceiro trimestre de 2011, ocasião em
que chegaram a US$ 350 bilhões. Daí em diante, ocorreram oscilações, mais por
conta do nível adequado do que das reservas, que se mantiveram relativamente
estáveis. Em junho de 2017, as reservas e o excedente estavam aproximadamente no
mesmo patamar de 2012, US$ 377,2 bilhões e US$ 156,8 bilhões, respectivamente.
Quando se consideram as reservas em relação à ARA acrescida de 50%, as
reservas só ultrapassaram definitivamente esse agregado em setembro de 2011.
Desde então, a diferença se manteve positiva, mas abaixo dos US$ 50 bilhões, em
grande parte do período. Em junho de 2017, estava em US$ 46,6 bilhões. Vale
observar, no entanto, que o nível de reservas dado pela regra da ARA acrescida de
50% é desejável apenas para situações extremas, de baixa probabilidade, a exemplo
do que já foi dito em relação à métrica que corresponde à soma de 10% do M3
com a dívida externa de curto prazo.
32 Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017