Page 34 - XXII Prêmio Tesouro Nacional 2017
P. 34

Tema – Dívida Pública e Concessão de Garantias – Josué Alfredo Pellegrini


          são adequadas para fins precaucionais. A margem reflete as incertezas inerentes a
          estimativas dos riscos advindos de problemas no balanço de pagamentos.
               O gráfico 10 mostra a evolução das reservas do Brasil em relação ao nível
          adequado de reservas do final de 2005 a junho de 2017, com base na métrica ARA
          do FMI. O gráfico mostra também as reservas em relação à ARA acrescida de 50%.



                          Gráfico 10 – reservas em relação à ara/fmi
























          Fonte: FMI e Banco Central do Brasil.


               Com base no gráfico 10, é possível ver que as reservas ultrapassaram o nível
          adequado no segundo trimestre de 2007, quando estavam em US$ 120 bilhões,
          aproximadamente. Nos anos seguintes, as reservas subiram acentuadamente até
          suplantarem em 50% o nível adequado, no terceiro trimestre de 2011, ocasião em
          que chegaram a US$ 350 bilhões. Daí em diante, ocorreram oscilações, mais por
          conta do nível adequado do que das reservas, que se mantiveram relativamente
          estáveis. Em junho de 2017, as reservas e o excedente estavam aproximadamente no
          mesmo patamar de 2012, US$ 377,2 bilhões e US$ 156,8 bilhões, respectivamente.

               Quando se consideram as reservas em relação à ARA acrescida de 50%, as
          reservas só ultrapassaram definitivamente esse agregado em setembro de 2011.
          Desde então, a diferença se manteve positiva, mas abaixo dos US$ 50 bilhões, em
          grande parte do período. Em junho de 2017, estava em US$ 46,6 bilhões. Vale
          observar, no entanto, que o nível de reservas dado pela regra da ARA acrescida de
          50% é desejável apenas para situações extremas, de baixa probabilidade, a exemplo
          do que já foi dito em relação à métrica que corresponde à soma de 10% do M3
          com a dívida externa de curto prazo.




          32    Finanças Públicas – XXII Prêmio Tesouro Nacional – 2017
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39