Page 63 - XXIII Prêmio Tesouro Nacional 2018
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Tema – Equilíbrio, transparência e planejamento fiscal de médio e longo prazo – Rafael Barros Barbosa


            dívida pública, que passa a ser maior, e o número de empregados não ricardianos,
            que permanece produzindo um efeito negativo, porém em menor magnitude.
                  Com relação às variáveis fiscais, uma maior sensibilidade do gasto público
            não altera o impacto do choque de incerteza sobre a tributação, entretanto, tende
            a elevar o gasto com consumo. Transferências e investimentos públicos seguem
            trajetórias semelhantes mesmo quando se assume o novo cenário para a regra
            fiscal desse tipo de gasto.
                  Tais resultados apontam para a inevitabilidade do efeito do choque de incer-
            teza sobre a receita tributária. Mesmo que o governo adote uma política anticíclica,
            como o aumento de seus gastos de consumo, o efeito sobre a receita permanece
            inalterado. Aumento do gasto de consumo associado à queda da receita tributária
            torna o choque de incerteza mais intenso e persistente sobre o saldo do resultado
            primário, como pode ser observado na figura 14.

                  A conclusão aponta para duas questões importantes. Primeiro, políticas anticí-
            clicas podem elevar ainda mais o déficit primário em resposta a choques de incerteza.
            Assim, a melhor política, do ponto de vista do saldo do resultado primário, é não
            adotar tais medidas. Segundo, a tributação é afetada mesmo que o governo queira
            aumentar seu gasto. A figura 19, no apêndice B, mostra que nem mesmo os canais
            de transmissão da queda da receita são modificados pela nova regra fiscal.


























            Fonte: Elaboração do autor.
            Nota: A figura 13 apresenta a função impulso-resposta (FIR) sobre as variáveis fiscais decorrente de um choque de incerte-
            za em comparação à simulação sem incerteza. Quatro variáveis são analisadas: consumo do governo (G), receita tributária
            (T), transferências (TRANSF) e investimento público (IG). Além disso, a figura apresenta a sensibilidade dos resultados
            a variações na regra fiscal que rege o gasto público. Dois diferentes graus de sensibilidade do gasto público às condições
            econômicas são examinados: φ  = 0,0, em preto (baseline); e φ  = 0,3, em azul.
                                 G                    G
                                  Figura 13 – Fir dSge gaSto público:
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                                             Finanças Públicas – XXIII Prêmio Tesouro Nacional – 2018 61
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